Pular para o conteúdo
Brasil

VÍDEO: ‘Não tenho poder sobre o presidente’, diz Osmar Terra na CPI

O deputado Osmar Terra (MDB-RS), chamado por senadores como “ministro paralelo” do governo federal, negou que tenha “poder” sobre as opiniões do presidente Jair Bolsonaro na pandemia de covid-19. Terra é alvo da CPI da Pandemia por defender a imunidade de rebanho como tese de controle do novo coronavírus no Brasil, medida também pregada pelo … Continued
Arquivo -

O deputado Osmar Terra (MDB-RS), chamado por senadores como “ministro paralelo” do governo federal, negou que tenha “poder” sobre as opiniões do presidente Jair Bolsonaro na pandemia de covid-19. Terra é alvo da CPI da Pandemia por defender a imunidade de rebanho como tese de controle do novo coronavírus no Brasil, medida também pregada pelo chefe do Planalto.

“Eu não tenho poder sobre o presidente de ‘o senhor vai falar isso, vai falar aquilo’. Se eu tivesse o poder, eu seria o presidente e ele, o deputado”, disse Omar Terra nessa terça-feira durante depoimento na comissão. Ele negou a existência de um “gabinete paralelo” para assessorar Bolsonaro. Uma reunião em setembro do ano passado, porém, com a presença de Terra, articulou a formação de um “gabinete das sombras” para subsidiar as decisões do presidente. “Ele ouve todo mundo. Isso não significa que tem gabinete paralelo, que tem estruturas paralelas. Isso é uma falácia.”

A imunidade de rebanho vem sendo pregada por Bolsonaro. Em live transmitida na última quinta-feira, 17, o chefe do Executivo afirmou que “todos que contraíram o vírus estão vacinados” e que a contaminação é mais eficaz do que a própria vacinação porque (a pessoa) “pegou o vírus para valer”.

Na CPI, Osmar Terra voltou a defender a tese, negando que tenha sido uma “estratégia”. O deputado declarou ainda que a “quarentena vertical” – para todos os públicos – foi um termo cunhado pelo próprio chefe do Planalto. “Ele cunhou esse termo. É da cabeça dele.”

Questionado pelo relator da CPI, (MDB-AL), o deputado citou que a imunidade de rebanho poderá ser alcançada no Brasil quando 60% a 70% da população contrair a doença. Esse porcentual significaria a infecção de mais de 120 milhões de pessoas no País. Até ontem, quase 19 milhões de casos foram confirmados oficialmente, com 502.817 mortes.

Assista ao vídeo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
empinando moto

Motoqueiro que não obedeceu parada e avançou com moto quebrou perna de policial

Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes

bicicleta em buraco jovens batem a cabeça

Bicicleta quebra ao cair em buraco e jovens batem a cabeça em Campo Grande

© Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

Jogadores do Brasil destacam desafio de jogar na altitude da Bolívia

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

carlo acutis milagre em campo grande

Como parte do corpo de São Carlo Acutis foi parar em Mato Grosso do Sul após exumação?

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

Valdemar Costa Neto

Valdemar, cacique do PL, disse já contar com PP, União e PSD pela aprovação da anistia aos condenados pelo 8 de janeiro

Últimas Notícias

Cotidiano

Recém-nascido é abandonado em caixa de frutas no fundo de casa em MS

Criança foi deixada em cima de um monte de entulhos no quintal da residência

Esportes

Alemanha derrota Irlanda do Norte e vence pela 1ª vez nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Com bela recepção e grande apoio da torcida de Colônia, a seleção alemã conquistou a primeira vitória nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo do ano que vem, neste domingo, ao derrotar a Irlanda do Norte, por 3 a 1. Com o resultado, os tetracampeões mundiais conquistaram os primeiros três pontos no Grupo A, … Continued

Famosos

Pabllo Vittar se joga de palco, mas plateia não a segura

Pego de surpresa, a maior parte do público não conseguiu segurá-la

Esportes

Ancelotti deve fazer várias alterações na seleção para jogo na Bolívia pelas Eliminatórias

Seleção treina nesta segunda-feira, às 10h30, quando Ancelotti vai definir o time para o confronto com a Bolívia