Brasil

VÍDEO: Meteoro cai em Mato Grosso e ilumina madrugada com clarão intenso

Ainda não há informações se o meteoro foi totalmente consumido com a entrada na atmosfera terrestre ou se algum fragmento atingiu o solo

João Ramos Publicado em 23/10/2021, às 17h57

Explosão ocorreu a 38 km de altitude, próximo de Cáceres (MT), a 217 km de Cuiabá
Explosão ocorreu a 38 km de altitude, próximo de Cáceres (MT), a 217 km de Cuiabá - (Foto: Reprodução)

Meteoro mais brilhante que a lua cheia iluminou o céu da região entre Cuiabá e São José dos Quatro Marcos, em Mato Grosso, na madrugada desta sexta-feira (22). Seu brilho intenso, foi visto às 2h22, horário de Brasília.

O clarão foi registrado pela Brazilian Meteor Observation Netword (rede brasileira de observação de meteoros), grupo que monitora meteoros por 102 operadores de 159 estações em 20 estados, e do Clima ao Vivo, sistema de câmeras espalhadas pelo país.

Ao UOL, o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, informou que a explosão ocorreu a 38 km de altitude, próximo de Cáceres (MT), a 217 km de Cuiabá. O clarão foi tão intenso que ofuscou a lua cheia. 

"À medida que o meteoro vai aquecendo, vai ocorrendo vaporização das camadas mais externas [da rocha] e, à medida que vai passando pela atmosfera, ele vai encontrando atmosfera mais intensa. Com isso, vai cada vez mais vai consumindo e gerando calor, até acabar explodindo", explicou Zurita.

Ainda não há informações se o meteoro foi totalmente consumido com a entrada na atmosfera terrestre ou se algum fragmento atingiu o solo. Também não se sabe com precisão o tamanho do objeto antes da explosão, o que ainda precisa ainda calculado. "A tendência é que a massa não tenha sido muito grande", disse o diretor. 

Veja o vídeo:

Jornal Midiamax