Pular para o conteúdo
Brasil

VÍDEO: Meteoro cai em Mato Grosso e ilumina madrugada com clarão intenso

Ainda não há informações se o meteoro foi totalmente consumido com a entrada na atmosfera terrestre ou se algum fragmento atingiu o solo
Arquivo -
Explosão ocorreu a 38 km de altitude
Explosão ocorreu a 38 km de altitude

mais brilhante que a lua cheia iluminou o céu da região entre Cuiabá e São José dos Quatro Marcos, em Mato Grosso, na madrugada desta sexta-feira (22). Seu brilho intenso, foi visto às 2h22, horário de Brasília.

O clarão foi registrado pela Brazilian Meteor Observation Netword (rede brasileira de observação de meteoros), grupo que monitora meteoros por 102 operadores de 159 estações em 20 estados, e do ao Vivo, sistema de câmeras espalhadas pelo país.

Ao UOL, o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, informou que a explosão ocorreu a 38 km de altitude, próximo de Cáceres (MT), a 217 km de Cuiabá. O clarão foi tão intenso que ofuscou a lua cheia. 

“À medida que o meteoro vai aquecendo, vai ocorrendo vaporização das camadas mais externas [da rocha] e, à medida que vai passando pela atmosfera, ele vai encontrando atmosfera mais intensa. Com isso, vai cada vez mais vai consumindo e gerando calor, até acabar explodindo”, explicou Zurita.

Ainda não há informações se o meteoro foi totalmente consumido com a entrada na atmosfera terrestre ou se algum fragmento atingiu o solo. Também não se sabe com precisão o tamanho do objeto antes da explosão, o que ainda precisa ainda calculado. “A tendência é que a massa não tenha sido muito grande”, disse o diretor. 

Veja o vídeo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Últimas Notícias

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira