Os programas de imunização contra a Covid-19 do mundo todo escolheram os idosos para dar início à ção. Em entrevista à CNN neste domingo (31), o infectologista Álvaro da Costa disse que a estratégia de priorizar esta população garantirá uma menor taxa de internação e mortalidade em poucos meses.

“Acreditar que se eu tiver uma cobertura adequada, eu vou conseguir, lá na frente, algo daqui a um mês ou dois, ver impacto em internação, eu acho que é uma coisa que anima bastante a elaboração destas campanhas”, diz.

O médico trouxe o exemplo de outros países, como , onde já foi possível mensurar uma diminuição de 60% na internação após o início da vacinação na população em idosos.

“Estes dados de outros países do mundo que já mostram resultados de diminuição de internação nesta população, à medida que eu faço uma expansão da cobertura vacinal, servem de estímulo para outros países do mundo, realmente, expandirem as campanhas destes grupos inicialmente”.

Álvaro da Costa reforçou a segurança de ambas as tecnologias de vacina aprovadas no Brasil – AstraZeneca e – e ressalta que é preciso todos se desvencilharem das notícias falsas que confundem a população.

“Se você que é idoso, quando for se dirigir aos postos de saúde, não vá com aquela preocupação de que você vai voltar para casa depois de ter feito a vacina com evento adverso grave, que vai acontecer uma complicação, que você vai descompensar a doença de base que você tem. É exatamente o contrário. Você ir tomar esta vacina significa um mecanismo a mais de prevenção”, afirma.

(com informações da CNN Brasil)