Brasil

Servidor do CNPq queima e milhares de dados acadêmicos desaparecem

Da Redação Publicado em 27/07/2021, às 13h46

None

O termo CNPq foi um dos mais acessados nos sites de busca e redes sociais nesta terça-feira (27). Isso porque quem tentou se conectar à plataforma Lattes para acessar trabalhos acadêmicos enfrentou problemas. De acordo com publicações de professores e pesquisadores nas redes sociais, os trabalhos estão inacessíveis. As informações são do Yahoo Notícias.

Alguns procuraram o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e foram informados de que a plataforma Lattes estava fora do ar. O motivo seria o servidor do CNPq que “queimou”. Além disso, o conselho teria alegado que não havia backup da plataforma e que ainda não é possível dimensionar a quantidade de dados que teriam sido perdidos.

“A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados), se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”, informa o Conselho.

“O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas”.

Em seguida, o comunicado afirma que “a prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível”.

Jornal Midiamax