O subsistema SE/CO representa 70,1% do total de reserva energética do setor, seguido pelo subsistema NE, com 17,8%; subsistema Sul, com 6,9%; e 5,2% do Norte, segundo cartilha sobre a situação hídrica do País publicada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“Após um período úmido com poucas chuvas, estamos no início da estação seca e os reservatórios estão com níveis de armazenamento baixos, o que acende um sinal de alerta, visto que a água armazenada precisará ser utilizada tanto para a geração de energia quanto pelos demais setores usuários. Sendo assim, a expectativa é de redução dos níveis dos reservatórios até novembro, quando se espera o início do próximo período úmido”, explica a EPE na Cartilha.

Para especialistas, o problema deve se agravar até novembro, quando recomeça o período chuvoso, e se as chuvas ficarem abaixo da média histórica, como vem acontecendo nos últimos sete anos, será difícil de escapar de um racionamento em 2022, ano de eleições presidenciais.

As contribuições de energia de grandes hidrelétricas do Norte do País, como Belo Monte, Santo Antônio e Jirau, que são a fio d’água, aos poucos também, vão deixar de existir com a falta de chuvas, o que deve agravar ainda mais a situação e exigir o acionamento de mais térmicas para garantir o abastecimento.

No primeiro trimestre, por exemplo, Belo Monte chegou a gerar sua capacidade máxima de 11 mil megawatts-hora, ou cerca de 15% da geração total do País, ajudando o sistema, o que não se repete durante o período seco (abril a novembro).