Leite está na pasta desde julho de 2019 e era até então secretário da Amazônia e Serviços Ambientais e de Florestas e Desenvolvimento Sustentável, segundo a CNN Brasil. Antes, foi Diretor do Departamento Florestal da pasta.

Formado em Administração de Empresas pela Unimar (Universidade de Marília), Leite passou por diversas empresas antes de entrar para o Ministério do Meio Ambiente. Para assumir o comando da pasta, ele deixou o cargo de conselheiro na SRB (Sociedade Rural Brasileira).

Gestão polêmica

Em dois anos e seis meses, Ricardo Salles teve uma gestão marcada por tensões com parlamentares, organizações não-governamentais e países estrangeiros. O ministro também enfrenta um processo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), em que é acusado de relação com esquema de desvio de madeira ilegal.

Em breve discurso, Salles disse que cumpriu, ao longo de 2 anos e meio, as orientações do presidente Jair Bolsonaro. “Procurando colocar em prática, a orientação que foi colocada pelo senhor presidente da República Jair Bolsonaro desde o primeiro dia de governo. Orientação essa que foi de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação do Meio Ambiente”, disse.