Foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (2), pela , a Operação Quinta Coluna, com objetivo de aprofundar as investigações sobre associação criminosa que se utilizou de aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) para remeter drogas para a Espanha.

As investigações também englobam lavagem de ativos obtidos mediante prática delituosa. Um sargento da FAB já foi preso na cidade de Sevilha, na Espanha, em 2019.

Além do sargento, segundo publicado no portal Metrópoles, outras pessoas teriam se associado de forma estável e permanente à prática do crime de tráfico ilícito de drogas.

Foram apresentados à Justiça elementos que indicam pelo menos mais uma remessa de entorpecente para a Euro. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em , além de dois mandados que restringem a comunicação dos investigados e saída deles do Distrito Federal.

A do DF ainda determinou o sequestro de imóveis e veículos dos envolvidos no esquema criminoso. Militares da FAB também participam do cumprimento das medidas.

O grupo teria diversas estratégias para lavar dinheiro e ocultar os bens provenientes do tráfico de entorpecentes, especialmente a aquisição de veículos e imóveis com pagamentos de altos valores em espécie.