Pular para o conteúdo
Brasil

PGR é contra recurso de Lula para anular sessão do STJ sobre caso do tríplex

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta terça, 23, contra um recurso do ex-presidente Lula (PT) que busca anular uma sessão do Superior Tribunal de Justiça sobre o caso tríplex do Guarujá. O julgamento foi realizado no dia 1º de setembro e o colegiado da Quinta Turma da Corte negou diversos pleitos do petista […]
Arquivo -

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta terça, 23, contra um recurso do (PT) que busca anular uma sessão do Superior Tribunal de Justiça sobre o caso tríplex do Guarujá. O julgamento foi realizado no dia 1º de setembro e o colegiado da Quinta Turma da Corte negou diversos pleitos do petista no processo em que foi condenado a oito anos e dez meses de prisão.

A defesa de Lula, liderada pelo criminalista Cristiano Zanin Martins, aponta que a sessão prejudicou a defesa, visto que foi agendada para o mesmo dia e horário em que ele participaria de outro julgamento. Além disso, Zanin argumentou que a realização da sessão por videoconferência não permitiu discussão sobre um julgamento presencial.

As sessões por videoconferência estão sendo realizadas pelo STJ em razão da pandemia do novo e devem ser mantidas assim até ao menos maio deste ano. Por conta disso, a PGR aponta que não houve prejuízo à defesa de Lula, visto que a resolução que prevê as sessões remotas não permite às partes pedirem que os casos sejam discutidos presencialmente.

A subprocuradora Lindôra Araújo também apontou que a defesa de Lula, apesar de liderada por Zanin, é composta por mais de 20 advogados que poderiam participar da sessão.

A manifestação foi encaminhada à Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá julgar recurso de Lula contra a decisão do ministro Edson Fachin, que negou em novembro anular a sessão do STJ. Na ocasião, Fachin apontou que não vislumbrou irregularidades na tramitação dos recursos de Lula no STJ, destacando que a realização de sessões por videoconferências foi regulamentada pela Corte como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Em relação à ausência da Zanin durante o julgamento, o ministro pontuou que a defesa de Lula também é conduzida por outros advogados, e por isso a falta do criminalista não atingiria o direito à ampla defesa. “Não evidencio ilegalidade ou abusividade na continuidade do julgamento”, pontuou Fachin.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
flavio bolsonaro (1)

Flávio Bolsonaro diz que STF ‘entregará cabeça de Moraes na bandeja’

Senado vota pena maior a quem fornece drogas a menor de 18 anos

Por R$ 777 mil, prefeitura de Aquidauana contrata projeto de pavimentação, drenagem e sinalização

Serasa faz mutirão de renegociação on-line com até 99% de desconto nesta terça

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende cobrança e aplicação de multas em Campo Grande após fim de contrato

‘Trabalha na empresa traficante’: morto na 14 de Julho exaltava tráfico nas redes sociais

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Advogada revela por que abandonou defesa de Hytalo Santos e Euro

Últimas Notícias

Trânsito

Rapaz em moto de alta cilindrada morre após acidente na MS-080

Motorista envolvida no acidente fugiu do local, mas depois se apresentou na delegacia

Cotidiano

VÍDEO: Poste pega fogo e comerciantes ficam sem luz na Rua Santa Quitéria

Conforme informações preliminares, um caminhão teria passado pela rua arrancando a fiação e causando curto circuito na rede elétrica

Polícia

Família acredita que morto a facadas na 14 de Julho foi assassinado ao cobrar dívida em Campo Grande 

Ismael Eliel tinha passagens por tráfico de drogas

Cotidiano

Bioparque abre as portas para drive-thru de descarte no Dia Mundial da Limpeza

Atividades especiais acontecem a partir das 8h30 no dia 20 de setembro