Pular para o conteúdo
Brasil

Ômicron: casal diagnosticado com a variante em SP já tinha se vacinado na África

Um homem de 41 anos e uma mulher de 37 tornaram-se os primeiros a serem identificados com a Ômicron não só no Brasil, mas em toda a América Latina
Arquivo -
Vale lembrar que a infecção pela covid-19 por pessoas que já foram vacinadas com duas doses ou dose única não demonstra ineficácia da vacina
Vale lembrar que a infecção pela covid-19 por pessoas que já foram vacinadas com duas doses ou dose única não demonstra ineficácia da vacina

O casal diagnosticado com a variante Ômicron do coronavírus em São Paulo foi vacinado contra a covid-19, informou nesta quarta-feira, 1º, a Prefeitura da capital paulista. Com a confirmação dos casos nesta terça-feira, 30, os dois — um homem de 41 anos e uma mulher de 37 — tornaram-se os primeiros a serem identificados com a Ômicron não só Brasil, mas em toda a América Latina. Uma vez que não há registros deles terem recebido vacina no País, ainda não se sabia se tinham sido vacinados.

Conforme a Prefeitura de São Paulo, porém, o casal recebeu o imunizante da na África do Sul, local em que a variante foi descoberta e de onde ambos desembarcaram no dia 23 de novembro. A pasta acrescentou ainda que o homem e a mulher estão sendo monitorados por profissionais de saúde.

Vale lembrar que a infecção pela covid-19 por pessoas que já foram vacinadas com duas doses ou dose única não demonstra ineficácia da vacina. O objetivo principal dos imunizantes é evitar a ocorrência de casos graves e diminuir, portanto, a taxa de óbitos pela doença.

A partir do início desta semana, na tentativa de conter o espalhamento da variante Ômicron, que já foi identificada em todos os continentes, o Brasil fechou as fronteiras para passageiros vindos do sul da África. A medida tem feito brasileiros pedirem ajuda ao consulado para repatriação.

Conforme mostrou o Estadão nesta quarta, a descoberta da variante Ômicron expõe o risco de a África ter cerca de 90% de não vacinados — o que eleva as chances de surgirem novas versões do vírus, alertam especialistas. Oito em cada dez nações africanas não conseguiram imunizar nem 20% da sua população.

No caso específico da África do Sul, dados da plataforma Our World in Data apontam que 28% da população do país recebeu ao menos uma dose de vacina contra covid e 24% das pessoas possuem esquema vacinal completo. No Brasil, por exemplo, ambos os índices estão acima de 60%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é preso após ser flagrado em zigue-zague em Dourados e portar pistola

base

[ BASTIDORES ] Dúvidas sobre saída da base

Brasil tem 4.024 museus cadastrados, dos quais 388 estão fechados

1905 – Morre o primeiro professor de Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Roubo de carro tem tiros contra vítima e perseguição policial em Campo Grande 

Últimas Notícias

Famosos

Atriz de Dancin’ Days, da Globo, é encontrada em condições precárias no RS

Ex-atriz da TV Globo, Rejane Schumann estava vivendo sozinha em uma casa suja e sem comida em Porto Alegre, no RS

Cotidiano

Frente fria deve mudar temperaturas em MS nesta quinta-feira

Previsão indica sol e aumento gradual de nebulosidade, com chuvas em algumas regiões

Polícia

Corpo é encontrado preso a pedras em lago por adolescentes em Terenos

Na noite anterior, a vítima estava no lago com o irmão

Polícia

Adolescente que tentou esfaquear colega e feriu zelado com facada na mão é apreendida em Campo Grande

Na delegacia, ela disse saber o que estava fazendo e que tinha premeditado o ataque