Pular para o conteúdo
Brasil

Mourão apresenta medidas do governo sobre Amazônia para embaixador americano

Com a agenda climática como uma das prioridades do governo norte-americano, o vice-presidente Hamilton Mourão se reuniu nesta sexta-feira, 5, com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, para tratar sobre a questão ambiental e a preservação da Amazônia. No encontro, Mourão apresentou medidas adotadas pelo governo no combate aos crimes ambientais. A avaliação do […]
Arquivo -
Com a agenda climática como uma das prioridades do governo norte-americano, o vice-presidente Hamilton Mourão se reuniu nesta sexta-feira, 5, com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, para tratar sobre a questão ambiental e a preservação da . No encontro, Mourão apresentou medidas adotadas pelo governo no combate aos crimes ambientais. A avaliação do vice-presidente é de que foi aberto um canal de comunicação com os EUA.

Presidente do Conselho Nacional da Amazônia, Mourão avaliou o diálogo como “muito bom” e uma oportunidade para o governo brasileiro mostrar os seus esforços para a preservação ambiental, alvo de pressões internacionais. “A gente quer mostrar o que nós estamos fazendo, abrindo esse diálogo via embaixada e deixar claro que as informações todas que forem necessárias nós temos condições de prestar, de mostrar”, disse em conversa com jornalistas na saída da vice-presidência.

Na saída da reunião, Chapman reforçou a atenção do governo norte-americano com a pauta climática, articulada pelo representante especial da para questões do clima e do ambiente, John Kerry. “Falamos sobre muitos temas, mas, claro, muitos temas relacionados ao . Realmente a administração do novo presidente Biden está enfatizando muito a importância da mudança climática”, disse o embaixador.

Chapman afirmou que o governo Biden quer trabalhar junto ao Brasil e reforçou a importância de se reunir com autoridades brasileiras no momento de transição política, com a troca de comendo na Casa Branca. “O que é evidente, é que vamos aumentar o nosso interesse de trabalhar com o Brasil na área de mudança climática. Temos um novo representante presidencial, o secretário John Kerry, e tem muita atenção (do governo americano) a esse tema. Queremos trabalhar em conjunto com o Brasil sobre isso”, declarou.

Nesta semana, o governo Biden recebeu um documento assinado por ONGs internacionais e professores de universidades americanas que pedem a suspensão de acordos com o Brasil durante a presidência de Jair Bolsonaro. No documento, as organizações abordam a questão da preservação ambiental e sugerem que o governo americano se atente também para outros biomas brasileiros, além da Amazônia.

O Conselho da Amazônia terá a segunda reunião do ano na próxima semana, segundo informou Mourão informou. “O embaixador abriu o caminho para a gente montar uma apresentação em inglês de tudo que for definido (na reunião do Conselho) e eles auxiliarem na divulgação disso”, comentou o vice-presidente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jean Lucas em Bahia x São Paulo

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Últimas Notícias

Esportes

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

Esta foi a segunda derrota seguida do Vasco no Brasileirão, que tinha perdido para o Fluminense, por 2 a 1, na rodada anterior

Polícia

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

Devendo o profissional, cliente caloteiro se recusou a pagar pelo atendimento

Polícia

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Condutor afirma não ter se envolvido em qualquer tipo de agressão dessa natureza

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue