Mourão apresenta medidas do governo sobre Amazônia para embaixador americano
Com a agenda climática como uma das prioridades do governo norte-americano, o vice-presidente Hamilton Mourão se reuniu nesta sexta-feira, 5, com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, para tratar sobre a questão ambiental e a preservação da Amazônia. No encontro, Mourão apresentou medidas adotadas pelo governo no combate aos crimes ambientais. A avaliação do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Presidente do Conselho Nacional da Amazônia, Mourão avaliou o diálogo como “muito bom” e uma oportunidade para o governo brasileiro mostrar os seus esforços para a preservação ambiental, alvo de pressões internacionais. “A gente quer mostrar o que nós estamos fazendo, abrindo esse diálogo via embaixada e deixar claro que as informações todas que forem necessárias nós temos condições de prestar, de mostrar”, disse em conversa com jornalistas na saída da vice-presidência.
Na saída da reunião, Chapman reforçou a atenção do governo norte-americano com a pauta climática, articulada pelo representante especial da Casa Branca para questões do clima e do ambiente, John Kerry. “Falamos sobre muitos temas, mas, claro, muitos temas relacionados ao meio ambiente. Realmente a administração do novo presidente Biden está enfatizando muito a importância da mudança climática”, disse o embaixador.
Chapman afirmou que o governo Biden quer trabalhar junto ao Brasil e reforçou a importância de se reunir com autoridades brasileiras no momento de transição política, com a troca de comendo na Casa Branca. “O que é evidente, é que vamos aumentar o nosso interesse de trabalhar com o Brasil na área de mudança climática. Temos um novo representante presidencial, o secretário John Kerry, e tem muita atenção (do governo americano) a esse tema. Queremos trabalhar em conjunto com o Brasil sobre isso”, declarou.
Nesta semana, o governo Biden recebeu um documento assinado por ONGs internacionais e professores de universidades americanas que pedem a suspensão de acordos com o Brasil durante a presidência de Jair Bolsonaro. No documento, as organizações abordam a questão da preservação ambiental e sugerem que o governo americano se atente também para outros biomas brasileiros, além da Amazônia.
O Conselho da Amazônia terá a segunda reunião do ano na próxima semana, segundo informou Mourão informou. “O embaixador abriu o caminho para a gente montar uma apresentação em inglês de tudo que for definido (na reunião do Conselho) e eles auxiliarem na divulgação disso”, comentou o vice-presidente.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Tribunal Penal Internacional emite mandados de prisão para Netanyahu e líderes do Hamas
A decisão transforma o primeiro-ministro israelense e os outros em suspeitos procurados internacionalmente
Loterias Caixa sorteiam cinco modalidades com prêmios milionários nesta quinta-feira
Sorteios da +Milionária, Quina, Timemania, Lotofácil e Dia da Sorte tem transmissão ao vivo
Homem foi morto esfaqueado por colega de trabalho em Taquarussu
Autor foi preso poucas horas depois e confessou o crime
Demarcação de terra indígena com Lula em MS fica para 1ª semana de dezembro
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá visitar MS pela terceira vez em um ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.