Pular para o conteúdo
Brasil

Lira, sobre parecer da CPI: falaremos algo a partir da aprovação do texto final

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que fará comentários sobre o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apenas após sua votação. Elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), seu rival político em Alagoas, o parecer pede o indiciamento de 81 pessoas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro. O senador recomenda ainda uma … Continued
Arquivo -
Agência
Agência

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que fará comentários sobre o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apenas após sua votação. Elaborado pelo senador (MDB-AL), seu rival político em Alagoas, o parecer pede o indiciamento de 81 pessoas, entre elas o presidente Jair Bolsonaro. O senador recomenda ainda uma proposta para regulamentar o crime de genocídio – esse era um dos crimes sobre os quais ele tinha intenção de indiciar Bolsonaro, mas a citação acabou retirada do relatório após divergências entre os senadores.

“Não conheço o relatório e não sei o que ele vai tratar, quem ele vai incluir e quem ele vai retirar”, afirmou Lira. “Conhecendo a votação final do relatório é que a gente vai ter como se posicionar. O parecer do relator não nos cabe comentar até porque é um trabalho específico dele, com todo respeito e competência que tem, mas precisará ser aprovado. A partir do texto final poderemos falar alguma coisa.”

Sem citar o nome de Renan, Lira fez questão de mencionar a fala em que o relator disse que daria um presente ao senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) na lista de indiciados pela propagação de notícias falsas sobre a covid-19. “Os outros senadores estavam pedindo bom senso para que não tivesse esse tipo de ação”, afirmou.

Lira disse ainda que aguarda informações sobre se o relatório vai incluir deputados entre os indiciados no relatório “porque expressam seu pensamento”. “Se eles cometeram crime ou não, estou esperando para me posicionar com relação a este evento como presidente da Casa.”

Lira foi questionado ainda sobre se a inclusão do presidente Jair Bolsonaro na lista de indiciados faria com que mudasse sua posição a respeito da abertura de processos de impeachment, mas foi evasivo na resposta. Disse ter respeito pelo Senado e pelo trabalho da comissão, mas não deixou claro se havia mudado de ideia. “Se tem alguma coisa que não podemos desconsiderar são as mortes que aconteceram no Brasil e no mundo.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bia Haddad é eliminada nas duplas antes de estreia em simples no SP Open

Bazar do TJMS arrecada R$ 231 mil para quatro instituições sociais

Crise climática ameaça cultivo de alface em campo aberto, diz Embrapa

VÍDEO: ladrão arromba e furta supermercado em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Justiça mantém Flamengo como responsável por caso do Ninho do Urubu

Últimas Notícias

Brasil

Equipes brasileiras são premiadas em Olimpíada de Astronomia

Com a participação de 14 países

Cotidiano

Defensoria realiza encontro com mulheres do Campão Orgânico

O evento teve como facilitadoras as servidoras do Nudem

Esportes

Botafogo conquista Brasileirão sub-20 de futebol feminino

Na última final da competição foram goleadas pelo placar de 7 a 0 pelas Meninas da Gávea

Trânsito

Motociclista sofre graves ferimentos em acidente na Tamandaré

GCM chegou a fechar a via