O governador do , Mauro Carlesse (PSL), é alvo de uma operação da PF (Polícia Federal) nesta quarta-feira (20). A operação, que realiza buscas na casa do governador e na sede do governo do Estado, tem por objetivo desarticular uma organização criminosa que tentou supostamente impedir ou atrapalhar investigações sobre atos ilícitos relacionados à cúpula do governo estadual.

Além disso, outra operação é realizada simultaneamente. Esta investiga o pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais. Os recursos públicos desviados teriam sido incorporados ao patrimônio dos investigados.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram há cerca de dois anos. “Reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados”, informa a PF em nota.

Carlesse foi afastado pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça) por seis meses do cargo de governador. A decisão de afastamento do governador do Tocantins é do ministro Mauro Luiz Campbell e será submetida ao pleno da Corte do STJ. A Corte pode decidir manter ou revogar a decisão, ainda nesta quarta-feira (20).