Brasil

Governador do Tocantins é alvo de operações da Polícia Federal nesta quarta-feira

Mauro Carlesse também foi afastado por seis meses do cargo, mas decisão ainda pode ser revogada

Renata Barros Publicado em 20/10/2021, às 07h27

Casa do governador é alvo de buscas da PF
Casa do governador é alvo de buscas da PF - Foto: Reprodução

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), é alvo de uma operação da PF (Polícia Federal) nesta quarta-feira (20). A operação, que realiza buscas na casa do governador e na sede do governo do Estado, tem por objetivo desarticular uma organização criminosa que tentou supostamente impedir ou atrapalhar investigações sobre atos ilícitos relacionados à cúpula do governo estadual.

Além disso, outra operação é realizada simultaneamente. Esta investiga o pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais. Os recursos públicos desviados teriam sido incorporados ao patrimônio dos investigados.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram há cerca de dois anos. "Reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados", informa a PF em nota.

Carlesse foi afastado pelo STJ (Supremo Tribunal de Justiça) por seis meses do cargo de governador. A decisão de afastamento do governador do Tocantins é do ministro Mauro Luiz Campbell e será submetida ao pleno da Corte do STJ. A Corte pode decidir manter ou revogar a decisão, ainda nesta quarta-feira (20).

Jornal Midiamax