Pular para o conteúdo
Brasil

Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados

As 2 milhões de doses da vacina Covidshield, produzida em parceria pela Universidade de Oxford, a farmacêutica britânica AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado (23). Depois de chegar em voo da Emirates no Aeroporto de Guarulhos, na tarde desta sexta-feira (22), a carga foi […]
Arquivo -

As 2 milhões de doses da vacina Covidshield, produzida em parceria pela Universidade de Oxford, a farmacêutica britânica e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), começarão a seguir para os estados na tarde deste sábado (23). Depois de chegar em voo da Emirates no Aeroporto de Guarulhos, na tarde desta sexta-feira (22), a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, onde chegou à noite.Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados

Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados

O avião foi recebido na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados em forma de arco pelos bombeiros do Aeroporto Rio-Galeão.

As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado (16), mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu o lote em solo brasileiro, ao lado dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. Também estavam presentes o embaixador da Índia, Suresh Reddy, e a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade. Esta última se juntou ao grupo no .

“A encomenda tecnológica prevê 100 milhões de doses para o primeiro semestre. Essas 2 milhões de doses são apenas o início. É o começo do processo. O objetivo do é a vacinação em massa do povo brasileiro. E isso vai nos colocar, rapidamente, no topo da lista do número de vacinados. Com 8 milhões de doses, nós passaremos a ser o segundo país do ocidente que mais vacinou”, disse Pazuello, em pronunciamento à imprensa na Base Aérea.

O ministro Ernesto Araújo ressaltou a cooperação e a relação diplomática com a Índia. “Isto aqui é o começo de uma parceria tanto na área farmacêutica quanto em muitas outras áreas com a Índia. País pelo qual temos uma admiração imensa, uma amizade imensa, que agora se consolida ainda mais”, disse Araújo.

O embaixador indiano classificou o momento como um dia histórico entre os dois países. “Este dia traz sorrisos e otimismo a muitas pessoas. O Brasil é o primeiro país a receber esta carga e nós estamos muito orgulhosos de fazer parte deste processo. A Índia assegurará vacinas para todos os países e todos os povos”, disse Suresh Reddy.

Para a presidente da Fiocruz, a chegada da vacina é uma vitória da ciência. “Neste momento de perdas, ter a vacina é uma esperança que vem da ciência, que vem do Sistema Único de Saúde. É uma vacina com 70% de eficácia e que poderá ser administrada no intervalo de 12 semanas. Isto será muito importante para o nosso sistema de saúde”, ressaltou Nísia Trindade.

Fiocruz

Da Base Aérea, as vacinas seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

Esse processo será feito ao longo da madrugada e da manhã de sábado e será realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição para todos os estados brasileiros no período da tarde.

Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a .

Bolsonaro

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a chegada das 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford ao Brasil. Ele disse que foram “negociadas pelo Ministério da Saúde e [a vacina já foi] adquirida também por um grande número de países”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Táxi fica 15% mais caro em Campo Grande a partir deste sábado; confira novos valores

Raio-x: Resultados de exames realizados na rede municipal têm nova data de retirada

Saturação: operação da PMMS mobiliza equipes com viaturas e helicópteros em Campo Grande

Bairros se unem para realizar 1° Copinha de Futebol de Base sub-13 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Campeonato de Salto Estadual de hipismo ocorrerá este final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Grande incêndio em vegetação ocorre ao lado de rancho de laçada de cavalo

Grande incêndio em vegetação, na noite desta sexta-feira (12), na região do Nova Lima em Campo Grande, ocorre em uma área militar do Exército ao lado de um rancho onde ocorre treinamento de laçada de cavalos. Porém, de acordo com informações, não há animais no local. O local onde o fogo se propagou fica na … Continued

Polícia

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata Nova Lima

É possível ver de longe a fumaça com tonalidade laranjada

Cotidiano

Campo Grande tem mais de 1,1 mil inscritos para desconto na compra da casa própria

Programa da prefeitura visa incentivar aquisição de imóvel para famílias de baixa e média renda

Cotidiano

Poste pega fogo e moradores ficam sem energia na Vila Olinda

O Corpo de Bombeiros está no local e tenta conter as chamas