O ex-presidente Luiz Inácio da Silva teve todas as condenações na Justiça Federal anuladas pelo ministro Edson Fachin do STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão desta segunda-feira (8) foi divulgada há pouco.

As condenações foram fruto de investigações no âmbito da , conduzida pelo ex-juiz federal Sergio Moro. Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.

Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná em quatro processos, entre eles os que envolvem os casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

Conforme análise do ministro, os processos de Lula relacionados à Petrobras não deveriam ter sido analisados pela Justiça Federal de Curitiba e, por isso, foi declarada a nulidade das decisões.

Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do , à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados. A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.