Pular para o conteúdo
Brasil

Enteado do ‘senhor das armas’, preso há 4 anos é solto com alvará falso

João Filipe Barbieri, 31 anos, apontado pela Polícia Federal como um dos maiores traficantes de armas do mundo, deixou a cadeia no Rio de Janeiro após apresentar um alvará de soltura falso. Barbieri é enteado de Frederick Barbieri, considerado o ‘Senhor das Armas’, que está preso nos Estados Unidos. Ele estava preso na penitenciária de […]
Arquivo -

João Filipe Barbieri, 31 anos, apontado pela Polícia Federal como um dos maiores traficantes de armas do mundo, deixou a cadeia no após apresentar um alvará de soltura falso.

Barbieri é enteado de Frederick Barbieri, considerado o ‘Senhor das Armas’, que está preso nos Estados Unidos. Ele estava preso na penitenciária de Bangu, desde 2017, condenado a 27 anos de prisão por associação para o tráfico e tráfico internacional de armas.

João Filipe é acusado pelo MPF/RJ (Ministério Público Federal no ) de ser um dos gerentes da quadrilha internacional de liderada por Frederick.

A quadrilha vendeu pelo menos 1.043 fuzis e 297 mil munições entre os anos de 2014 e 2017. As armas eram compradas nos Estados Unidos por cerca de 3,5 mil dólares, trazidas para o Brasil escondidas em aquecedores de piscinas e vendidas por até 57 mil.

Segundo publicado no portal G1, a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) do Rio de Janeiro confirmou a saída de João Barbieri da prisão em 18 de novembro de 2020, mas não mostrou a decisão judicial que possibilitou que ele deixasse a cadeia.

A denúncia de saída de Barbieri chegou ao relator do caso na . Em janeiro deste ano, ele pediu explicações à Seap sobre a situação penal e João Filipe.

Na semana passada, a Seap confirmou a saída do traficante. Segundo um ofício da Justiça, João teria sido liberado por uma decisão interlocutória, ou seja, ‘de boca’.

Nesta segunda-feira (8), a Seap enviou um novo ofício à Justiça federal reafirmando que Barbieri estava solto. A secretaria incluiu os números dos alvarás de soltou, mas não anexou os documentos, alegando apenas que os alvarás foram concedidos pela 8° Vara Federal Criminal.

Na tarde desta terça (9), a Justiça Federal confirmou que não deu nenhuma decisão para soltar Barbieri e que o alvará de soltura é falso. O desembargador Marcelo Granado, afirmou que irá cobrar explicações do Ministério Público e da Seap.

*Informações do jornal Diário da Região e portal G1.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Notícias mais lidas agora

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Últimas Notícias

Brasil

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

Eventual prisão dos réus que forem condenados não é automática

MidiaMAIS

Festival de cinema em Ponta Porã termina celebrando integração entre Brasil e Paraguai

Evento ainda levou sessões para escolas da cidade

Esportes

Vitória bate Atlético-MG em jogo de técnicos interinos em Salvador

Clube baiano superou goleada na última rodada

Polícia

VÍDEO: Incêndio em terreno assusta moradores de dois bairros em Campo Grande

Terreno é cercado de casas e comércios