Pular para o conteúdo
Brasil

Enteado do ‘senhor das armas’, preso há 4 anos é solto com alvará falso

João Filipe Barbieri, 31 anos, apontado pela Polícia Federal como um dos maiores traficantes de armas do mundo, deixou a cadeia no Rio de Janeiro após apresentar um alvará de soltura falso. Barbieri é enteado de Frederick Barbieri, considerado o ‘Senhor das Armas’, que está preso nos Estados Unidos. Ele estava preso na penitenciária de […]
Arquivo -

João Filipe Barbieri, 31 anos, apontado pela Polícia Federal como um dos maiores traficantes de armas do mundo, deixou a cadeia no após apresentar um alvará de soltura falso.

Barbieri é enteado de Frederick Barbieri, considerado o ‘Senhor das Armas’, que está preso nos . Ele estava preso na penitenciária de Bangu, desde 2017, condenado a 27 anos de prisão por associação para o tráfico e tráfico internacional de armas.

João Filipe é acusado pelo MPF/RJ (Ministério Público Federal no ) de ser um dos gerentes da quadrilha internacional de liderada por Frederick.

A quadrilha vendeu pelo menos 1.043 fuzis e 297 mil munições entre os anos de 2014 e 2017. As armas eram compradas nos Estados Unidos por cerca de 3,5 mil dólares, trazidas para o Brasil escondidas em aquecedores de piscinas e vendidas por até 57 mil.

Segundo publicado no portal G1, a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) do Rio de Janeiro confirmou a saída de João Barbieri da prisão em 18 de novembro de 2020, mas não mostrou a decisão judicial que possibilitou que ele deixasse a cadeia.

A denúncia de saída de Barbieri chegou ao relator do caso na Justiça Federal. Em janeiro deste ano, ele pediu explicações à Seap sobre a situação penal e João Filipe.

Na semana passada, a Seap confirmou a saída do traficante. Segundo um ofício da Justiça, João teria sido liberado por uma decisão interlocutória, ou seja, ‘de boca’.

Nesta segunda-feira (8), a Seap enviou um novo ofício à Justiça federal reafirmando que Barbieri estava solto. A secretaria incluiu os números dos alvarás de soltou, mas não anexou os documentos, alegando apenas que os alvarás foram concedidos pela 8° Vara Federal Criminal.

Na tarde desta terça (9), a Justiça Federal confirmou que não deu nenhuma decisão para soltar Barbieri e que o alvará de soltura é falso. O desembargador Marcelo Granado, afirmou que irá cobrar explicações do Ministério Público e da Seap.

*Informações do jornal Diário da Região e portal G1.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1961 – Nasce Nelsinho Trad, prefeito de Campo Grande e senador da República

sessão

[ BASTIDORES ] Vazio presencial chamou atenção em sessão

Homem é levado para a delegacia após ato obsceno na região central de Dourados

santa casa

Após surto e briga em conveniência, homem morre na Santa Casa de Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Últimas Notícias

Polícia

Jovem acorda com tio nu ao lado de cama e homem é preso por importunação sexual 

Homem puxou sobrinha pelo braço e tocou em seu corpo

Esportes

Depois de 16 anos fora da Copa, Paraguai se classifica e presidente decreta feriado nacional

A seleção paraguaia está de volta a uma Copa do Mundo de Futebol de 2026. Depois de 16 anos, a classificação levou o presidente Santiago Pena a decretar feriado nacional nesta sexta-feira (5), incluindo Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O comunicado oficial do decreto de feriado presidencial, … Continued

Polícia

Briga por partida de dominó acaba com homem morto a facadas no peito em Paranaíba

Autor foi preso quando tentava fugir em seu caminhão

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Falsa ameaça de bomba fechou uma das pistas do Aeroporto Internacional do Galeão

Dois adolescentes afirmaram estar com uma bomba em  uma aeronave prestes a decolar