Pular para o conteúdo
Brasil

Enteado do ‘senhor das armas’, preso há 4 anos é solto com alvará falso

João Filipe Barbieri, 31 anos, apontado pela Polícia Federal como um dos maiores traficantes de armas do mundo, deixou a cadeia no Rio de Janeiro após apresentar um alvará de soltura falso. Barbieri é enteado de Frederick Barbieri, considerado o ‘Senhor das Armas’, que está preso nos Estados Unidos. Ele estava preso na penitenciária de […]
Arquivo -

João Filipe Barbieri, 31 anos, apontado pela Polícia Federal como um dos maiores traficantes de armas do mundo, deixou a cadeia no após apresentar um alvará de soltura falso.

Barbieri é enteado de Frederick Barbieri, considerado o ‘Senhor das Armas’, que está preso nos Estados Unidos. Ele estava preso na penitenciária de Bangu, desde 2017, condenado a 27 anos de prisão por associação para o tráfico e tráfico internacional de armas.

João Filipe é acusado pelo MPF/RJ (Ministério Público Federal no ) de ser um dos gerentes da quadrilha internacional de liderada por Frederick.

A quadrilha vendeu pelo menos 1.043 fuzis e 297 mil munições entre os anos de 2014 e 2017. As armas eram compradas nos Estados Unidos por cerca de 3,5 mil dólares, trazidas para o escondidas em aquecedores de piscinas e vendidas por até 57 mil.

Segundo publicado no portal G1, a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) do Rio de Janeiro confirmou a saída de João Barbieri da prisão em 18 de novembro de 2020, mas não mostrou a decisão judicial que possibilitou que ele deixasse a cadeia.

A denúncia de saída de Barbieri chegou ao relator do caso na . Em janeiro deste ano, ele pediu explicações à Seap sobre a situação penal e João Filipe.

Na semana passada, a Seap confirmou a saída do traficante. Segundo um ofício da Justiça, João teria sido liberado por uma decisão interlocutória, ou seja, ‘de boca’.

Nesta segunda-feira (8), a Seap enviou um novo ofício à Justiça federal reafirmando que Barbieri estava solto. A secretaria incluiu os números dos alvarás de soltou, mas não anexou os documentos, alegando apenas que os alvarás foram concedidos pela 8° Vara Federal Criminal.

Na tarde desta terça (9), a Justiça Federal confirmou que não deu nenhuma decisão para soltar Barbieri e que o alvará de soltura é falso. O desembargador Marcelo Granado, afirmou que irá cobrar explicações do Ministério Público e da Seap.

*Informações do jornal Diário da Região e portal G1.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
consultório

Secretaria de Meio Ambiente convoca aprovados em seleção para médico veterinário; confira

Paolla Carosella retorna ao MasterChef Brasil após cinco anos: ‘Estou muito feliz’

Morador de Ponta Porã é preso com mais de 2,5 toneladas de maconha

Pedido de anistia de Dilma Rousseff volta a ser analisado nesta quinta-feira

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Bioparque celebra Dia Internacional da Biodiversidade com ação voltada à educação e conservação ambiental

Reconhecido como o maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque abriga mais de 450 espécies, promovendo ações voltadas à valorização da biodiversidade brasileira

Emprego e Concurso

De odontólogo a psicólogo, Sesau convoca aprovados em processo seletivo da saúde

As vagas abrangem salários entre R$ 2,6 mil e R$ 6 mil

Cotidiano

Lotadas, Upas de Campo Grande atendem média de 300 pacientes por dia

Prefeitura afirma que Upas atendem próximas do limite e com equipes completas

Polícia

Polícia prende jovem que tentou matar companheira na frente da filha em MS

Suspeito quebrou prato e tijolo na cabeça da vítima e ainda a arrastou pelos cabelos