Pular para o conteúdo
Brasil

Em dia de baixas, ministro da Defesa também pede demissão do governo Bolsonaro

Além do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, outro integrante do primeiro escalão de Jair Bolsonaro (sem partido) também pediu para sair. Dessa vez, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, informou em nota oficial que deixará o cargo. É a segunda saída de ministro de Bolsonaro só nesta segunda-feira (29). De acordo com […]
Arquivo -

Além do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, outro integrante do primeiro escalão de Jair Bolsonaro (sem partido) também pediu para sair. Dessa vez, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, informou em nota oficial que deixará o cargo. É a segunda saída de ministro de Bolsonaro só nesta segunda-feira (29).

De acordo com o G1, o comunicado não informa o motivo da decisão – que não havia sido antecipada pelo ministro ou pelo presidente Jair Bolsonaro até esta segunda. Azevedo e Silva foi anunciado como ministro ainda durante a transição de governo, em 2018.

A exoneração de Fernando Azevedo ainda não foi publicada no Diário Oficial da União e ainda não se sabe quem será o substituto do ministro.

Azevedo foi chefe do Estado-Maior do Exército, um dos postos de maior prestígio na Força, e passou à reserva em 2018. Quando foi anunciado ministro, ele era assessor do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), .

Azevedo e Silva permaneceu por dois anos e três meses à frente do Ministério da Defesa. As (Exército, e Aeronáutica) são vinculadas à pasta.

Neste período, Bolsonaro manteve o hábito de visitar a sede do ministério, na Esplanada dos Ministérios, e priorizou os gastos na área. O governo aprovou uma reformulação da carreira dos militares, por exemplo, e conseguiu negociar junto ao Congresso regras diferenciadas para a categoria na reforma da Previdência.

Azevedo e Silva foi o segundo militar a comandar o Ministério da Defesa desde a criação da pasta, em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso. O primeiro militar a ocupar o posto foi o general Joaquim Silva e Luna, indicado por Michel Temer.

Confira a nota na íntegra do agora ex-ministro:

Nota Oficial

Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa.

Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado.

O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira.

Saio na certeza da missão cumprida.

Fernando Azevedo e Silva

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grande SP tem terceira morte suspeita por intoxicação com metanol

Moraes autoriza preso do 8 de Janeiro a deixar prisão para enterro da mãe

‘Pega e anda’: Entenda por que pastor usou cama durante culto em Campo Grande

Tarcísio visita Bolsonaro em prisão domiciliar com tensão sobre candidatura

Notícias mais lidas agora

Corregedoria vê falhas e manda MPMS agilizar inquéritos de violência contra mulher

Juliano Ferro terá que explicar por que usou casa e caminhonete em nome de réu por tráfico

Supercopa de Vôlei terá finais em Campo Grande com os melhores da temporada; conheça os times

ipe branco nevou em campo grande pé de neve

‘Pé de Neve’ dá as caras, transforma Campo Grande e rende comparações: ‘Parecendo o Japão’

Últimas Notícias

Polícia

‘Justiça’: família acredita que ‘Pitucho’ foi assassinado por R$ 200 em Sidrolândia

O crime ocorreu no domingo (28), na Vila Malvina

Mundo

Protestos contra o governo no Peru deixa 19 pessoas feridas

Manifestantes protestam contra a mudança no sistema de aposentadoria do governo atual

Trânsito

Motorista critica acesso ao macroanel após acidente que matou caminhoneiro na BR-163

Vítima teria tentado desviar de carreta caçamba que acessava rodovia e acabou colidindo em veículo no sentido contrário da pista

Cotidiano

MS fechou agosto com 2,7 mil novos postos de trabalho criados e queda no setor da agropecuária

Os dados foram divulgados pelo Novo Caged, na tarde desta segunda-feira (29)