Circulam pelas redes sociais desde o final de semana imagens de uma briga generalizada no posto 9 da praia de Ipanema, no , como se fossem em desobediência civil aos decretos de restrições em decorrência do avanço da pandemia do no Brasil. No entanto, as imagens tratam-se de uma briga generalizada em 2012 no local por causa do ‘altinho'.

Nas redes, as imagens circulam com a legenda:  ‘Rio de Janeiro 26 de março de 2021. Expulsão da praia de fiscais da prefeitura, marca o início da desobediência civil', mas não retratam a realidade. A briga aconteceu em outubro de 2012 por causa da proibição do ‘altinho', um jogo que se forma uma roda e os participantes tentam não deixar a bola cair na beira do mar.

À época, a Guarda Municipal  confirmou a repressão ao jogo, mas disse que já foi recebida com barras de ferro, pedaços de madeira, cocos e cadeiras de praia arremessados. Um rapaz foi detido. A prática estava proibida antes das 17h no local.

Restrições

No entanto, de acordo com o Uol, o primeiro dia do feriadão antecipado no Rio de Janeiro teve protesto e lojistas burlando as normas, que permitem apenas o funcionamento de serviços essenciais.

O movimento de pessoas e carros nas ruas era semelhante ao de um dia útil comum. Houve quem fosse às praias, ignorando as proibições de banhos de mar e permanência na areia.

As academias de ginástica também funcionavam normalmente, e feiras livres seguiam abertas. O cenário de aparente normalidade surpreendeu turistas de —eles decidiram arriscar a viagem já que as e a estadia no já estavam pagas.