Pular para o conteúdo
Brasil

É fake: vídeo divulgado como desobediência civil à restrições da pandemia é de 2012

Circulam pelas redes sociais desde o final de semana imagens de uma briga generalizada no posto 9 da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, como se fossem em desobediência civil aos decretos de restrições em decorrência do avanço da pandemia do coronavírus no Brasil. No entanto, as imagens tratam-se de uma briga generalizada em […]
Arquivo -

Circulam pelas redes sociais desde o final de semana imagens de uma no posto 9 da praia de Ipanema, no , como se fossem em desobediência civil aos decretos de restrições em decorrência do avanço da pandemia do coronavírus no Brasil. No entanto, as imagens tratam-se de uma briga generalizada em 2012 no local por causa do ‘altinho’.

Nas redes, as imagens circulam com a legenda:  ‘Rio de Janeiro 26 de março de 2021. Expulsão da praia de fiscais da prefeitura, marca o início da desobediência civil’, mas não retratam a realidade. A briga aconteceu em outubro de 2012 por causa da proibição do ‘altinho’, um jogo que se forma uma roda e os participantes tentam não deixar a bola cair na beira do mar.

À época, a   confirmou a repressão ao jogo, mas disse que já foi recebida com barras de ferro, pedaços de madeira, cocos e cadeiras de praia arremessados. Um rapaz foi detido. A prática estava proibida antes das 17h no local.

Restrições

No entanto, de acordo com o Uol, o primeiro dia do feriadão antecipado no Rio de Janeiro teve protesto e lojistas burlando as normas, que permitem apenas o funcionamento de serviços essenciais.

O movimento de pessoas e carros nas ruas era semelhante ao de um dia útil comum. Houve quem fosse às praias, ignorando as proibições de banhos de mar e permanência na areia.

As academias de ginástica também funcionavam normalmente, e feiras livres seguiam abertas. O cenário de aparente normalidade surpreendeu turistas de —eles decidiram arriscar a já que as passagens aéreas e a estadia no hotel já estavam pagas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Candidatos ao processo seletivo para professor da Reme já podem conferir os locais de prova

Após tentativa de homicídio ex-vereadora da fronteira com MS é mandada para penitenciária

Terenos aluga maquinário para limpeza após rescindir contrato alvo de operação

Deu ruim! Derrota histórica do Brasil contra o Japão vira piada; veja memes

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

Professor do Joaquim Murtinho dá aulas de Vôlei há mais de 30 anos e vibra com Supercopa na Capital

Casal ‘elo’ de esquemas de corrupção faturou R$ 8,7 milhões em contratos com prefeituras de MS

China pede que EUA corrijam erros e resolvam questões por meio de diálogo

Últimas Notícias

Política

LOA já causa divergência na Alems diante de previsão de receita abaixo da inflação

Segundo a oposição, receita reduzida pode comprometer serviços, enquanto aliados consideram índice reflexo de retração nacional

Polícia

Distribuidora mantém 30 funcionários para descaminho de R$ 144 milhões com perfumes árabes

Distribuidora adquiria os perfumes no Egito, Dubai e Oriente Médio, trazia para Campo Grande e vendia para outros estados

Cotidiano

Ex-alunos da Estácio são indenizados após fechamento de curso em Campo Grande

Acadêmicos de Jornalismo tiveram até que transferir a matrícula para outras instituições, já que alguns deles se formariam em 2021

Mundo

Incêndio em fábrica de roupas deixa ao menos nove mortos em Bangladesh

Depósito de produtos químicos também foi atingido e uma pessoa ficou ferida