Brasil

Dia de Nossa Senhora de Fátima: Você conhece os três segredos revelados pela Santa?

Os dois primeiros foram revelados em 1944 e o último apenas em 2000

Gabriel Neves Publicado em 13/05/2021, às 08h10

Pintura que representa a aparição da Santa.
Pintura que representa a aparição da Santa. - (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (13) é comemorado, pelos católicos, o dia de Nossa Senhora de Fátima. A Santa é celebrada mundialmente, mas sua aparição teria ocorrido em Portugal, na cidade de Fátima, e muitos consideram a aparição mais misteriosa de todas.

Isso porque a Santa, que para os católicos se trata de Maria, mãe de Jesus, teria surgido para três crianças em 1917, quando ela teria revelado três segredos, que por anos ficaram guardados, os dois primeoros revelados em 1944 e o último apenas em 2000.

Embora a história seja bem difundida, principalmente entre os católicos, muitos desconhecem quais seriam esses três segredos ditos pela Santa às crianças, confira abaixo:

  • O primeiro segredo teria sido a visão do Inferno, revelado apenas em 1944;
  • O segundo foi a devoção ao chamado Imaculado Coração de Maria e a conversão da Rússia --que havia acabado de passar por um processo sangrento de derrubada da monarquia e caminhava rumo ao comunismo, revelado também em 1944;

Já o terceiro e mais misterioso foi revelado apenas em 2000 e apenas três papas tiveram acesso ao texto antes de sua publicação: João 23, Paulo 6º e João Paulo 2º.

"O conteúdo (do terceiro segredo) se refere à perseguição sofrida pela Igreja. Em parte da narrativa se diz que o Santo Padre havia atravessado a cidade em ruínas, orando pelas almas dos cadáveres que ia encontrando no caminho, até ser alvejado por tiros de soldados e, junto a ele, vários bispos, sacerdotes e leigos”, afirmou Dayvid da Silva, professor e coordenador do curso de Teologia da PUC-SP.

Muitos associaram o terceiro segredo ao atentado sofrido por João Paulo 2º, que sofreu um atentado no dia 13 de maio de 1981, mesmo dia da aparição da Santa na revelação dos dois primeiros segredos.

De acordo com o coordenador do curso de teologia da PUC-SP, o significado, contudo, pode ser interpretado de outra maneira —algo como "a jgreja dos mártires deste século, que está para findar, representada por meio de uma cena descrita numa linguagem simbólica”.

*Com informações do portal UOL.

Jornal Midiamax