Pular para o conteúdo
Brasil

Declarações do Imposto de Renda na malha fina chegam a 869,3 mil

Número representa 2,4% do total de documentos entregues neste ano
Arquivo -

Após o fim do pagamento das restituições do 2021, um total de 869.302 declarações do Imposto de Renda caíram na malha fina, divulgou hoje (6) a Receita Federal. O número equivale a 2,4% das 36.868.780 declarações enviadas de março a setembro.

Das declarações retidas, 666.647 têm imposto a restituir, representando 76,7% do total incluído na malha fina. Outras 181.992 (20,9%) têm imposto a pagar e 20.663 (2,4%) estão com saldo zero (nem a pagar nem a restituir).

Segundo a Receita, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para as declarações serem retidas, o equivalente a 41,4% dos casos. Entre os rendimentos não informados, estão salários, ações judiciais e rendimento de aluguel. Em segundo lugar, com 30,9%, estão problemas de dedução, como gastos médicos, contribuições para a previdência oficial ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia.

Divergências entre os valores de Imposto de Renda retidos na fonte e declarado pela pessoa física, além de outros itens relacionados a declaração, representam 20% das retenções. Outros 7,7% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão ou imposto complementar.

Retificação

A Receita aconselha os contribuintes incluídos na malha fina a conferir o extrato, para verificar a pendência, e retificar a declaração. O extrato pode ser conferido no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. Para ter acesso ao site, o contribuinte deve informar o número do CPF/CNPJ, ou certificado digital (se tiver um), ou login no Portal Gov.br além do código de acesso e da senha.

Ao entrar no e-CAC, o contribuinte deve clicar no link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela. Em seguida, aparece uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a declaração de 2021 para conferir se o documento caiu na malha fina e o motivo da pendência.

O contribuinte tem então três opções para resolver o problema. Uma delas é fazer a correção por meio de uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade. A declaração será processada e voltará para a fila de restituições, sendo paga no lote residual seguinte.

Caso o contribuinte seja intimado ou notificado pela Receita Federal, não será mais possível retificar a declaração. Nesse caso, é possível apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência.

O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC. Basta o contribuinte entrar no espaço “Onde encontro” e consultar o campo “Malha Fiscal – Atendimento”. Caso não queira enviar os documentos com antecedência, o contribuinte pode aguardar comunicado da Receita com o detalhamento dos documentos que precisam ser apresentados e um prazo de entrega.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético Nacional desperdiça dois pênaltis e São Paulo segura o empate pela Libertadores

VÍDEO: Colisão em carro com carretinha deixa dois feridos na BR-060

Polícia apreende drogas durante Operação Presença em Campo Grande

Clima é maior desafio que humanidade já enfrentou, diz Al Gore

Notícias mais lidas agora

Homem é morto incendiado em casa no Jardim Colibri

Ex ofereceu carro como forma de pagamento para adolescente matar Vanessa e Sophie em Campo Grande

Claudinho Serra quer tirar juiz que decretou sua prisão da ação sobre esquema de corrupção

Polícia cumpre mandado por roubo contra preso em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Homem é morto incendiado em casa no Jardim Colibri

Vizinhos relataram que escutaram uma briga seguida de pedido de socorro

Conteúdo de Marca

Energia solar é alimentada por Fazenda de Bitcoin “carbono zero”

A expansão frenética da energia solar no Brasil se cruzou, nos últimos anos, com a busca da indústria de Bitcoin por eletricidade limpa.

Cotidiano

Noite da Seresta retorna com show na próxima sexta

O evento integra a programação de aniversário de 126 anos da Campo Grande

Conteúdo de Marca

Visão geral das principais corretoras líderes de mercado em 2025: Quem está no topo?

Com os mercados se tornando mais ativos em 2025, um número crescente de traders está migrando para corretoras que oferecem tecnologia de ponta, suporte sólido e uma ampla gama de ativos. Com o aumento da concorrência, poucas corretoras têm conseguido se manter consistentemente no topo em termos de inovação, confiabilidade e satisfação do cliente. A … Continued