Pular para o conteúdo
Brasil

Conass: Estados não exigirão prescrição médica pra vacinação de crianças

O conselho de saúde confirmou que nenhum estado exigirá prescrição médica para a vacinação infantil contra a covid-19
Arquivo -

Após reunião entre os secretários estaduais de Saúde na manhã desta sexta-feira, 24, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) divulgou há pouco uma “carta de Natal às crianças do ” confirmando que nenhum Estado exigirá prescrição médica para a vacinação infantil contra a covid-19.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina da para crianças de 5 a 11 anos de idade no dia 16 de dezembro. Já o Ministério da Saúde preferiu abrir uma consulta pública sobre a exigência de prescrição médica para que milhões de crianças brasileiras possam ser imunizadas. Embora as estatísticas da própria pasta mostrem que 1 criança nessa faixa etária morreu a cada 2 dias por covid-19 desde o início da pandemia, o ministro chegou a dizer nesta semana que não há “emergência” para vaciná-las.

SEGUE A ÍNTEGRA DA CARTA DO CONASS, ASSINADA PELO PRESIDENTE DO CONSELHO E SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MARANHÃO, CARLOS LULA:

“Queridas crianças do Brasil,

O ano não foi fácil. Os papais e as mamães de vocês passaram por inúmeras dificuldades. Empregos foram perdidos, tudo ficou caro, foi difícil iniciar a vacinação contra o coronavírus. Por conta disso, muitos parentes e muitos amigos viraram estrelinhas. Mais de 400 mil apenas este ano. Vocês devem ter se acostumado a falar de coronavírus e, por conta dele, passaram a usar máscaras até para ir para a escola. A gente sabe que máscara não é algo confortável, mas elas são usadas para protegê-los.

O ano foi passando, as dificuldades foram diminuindo e a gente finalmente conseguiu a proteção que os papais e as mamães já possuem: a vacina contra a Covid-19 para crianças! Eu sei que ninguém gosta de agulhas, mas vocês não precisam ter medo! Os cientistas do mundo inteiro apontam a segurança e eficácia da vacina para crianças! Ela inclusive já começou a ser aplicada em meninos e meninas de vários países do mundo.

Infelizmente há quem ache natural perder a vida de vocês, pequeninos, para o coronavírus. Mas com o Zé Gotinha já vencemos a poliomielite, o sarampo e mais de 20 doenças imunopreveníveis. Por isso, no lugar de dificultar, a gente procura facilitar a vacinação de todos os brasileirinhos. E é esse recado que queremos dar no dia de hoje, véspera de Natal: quando iniciarmos a vacinação de nossas crianças, avisem aos papais e às mamães: não será necessário nenhum documento de médico recomendando que tomem a vacina.

A ciência vencerá. A fraternidade vencerá. A medicina vencerá e vocês estarão protegidos. Que o traga neste ano muito amor, alegria, abraços, diversão e PROTEÇÃO contra a COVID-19. E que todos possam compartilhar esses presentes com o papai e a mamãe. Feliz Natal!”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
trend boneco na caixa

Já fez o seu? Veja como criar sua versão boneco na caixa, a nova ‘febre’ que dominou as redes

Parque de Dourados recebe 2,5 toneladas de peixes para pescaria gratuita no ‘feriadão da Páscoa’

Oficinas de Culinária

Oficinas de culinária pretendem capacitar 2,8 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em Campo Grande

Ex-BBB Maike se revolta após Vinícius assumir interesse em Renata: ‘Se liga’

Notícias mais lidas agora

Município mantém multa de R$ 12,2 milhões contra Consórcio Guaicurus por descumprir contrato

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Segurança que agrediu cadeirante estava trabalhando havia uma semana na Americanas

Últimas Notícias

Política

Tereza e Nelsinho conseguem autorização de Moraes para visitar Braga Netto

Ministro Alexandre de Moraes impôs um limite máximo de três visitas individuais por dia, assim um cronograma deve ser montado

Mundo

UE: regras de segurança alimentar estão fora de negociações comerciais com EUA, diz porta-voz

Autoridades discutiram sobre eliminar tarifas sobre bens industriais, cadeias de suprimentos para semicondutores e produtos farmacêuticos

MidiaMAIS

‘Uber bugiganga’ é o retrato da mulher que faz o corre para sustentar filhos e o marido

Jaquelina aprendeu o ofício com o marido e hoje trabalha, enquanto ele cuida da saúde. Neste processo, conheceu muita gente e estipula uma meta diária, porém, sente saudade do convívio com os filhos

Brasil

Ação mira rede de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes

Investigação começou com ataque de adolescente a morador de rua