Pular para o conteúdo
Brasil

Com novas regras, aplicação do Enem 2020 começa neste domingo

Cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, que começa a ser aplicado neste domingo (17). Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes terão que seguir uma série de regras e, caso tenham sido diagnosticados com covid-19 ou apresentem sintomas da doença […]
Arquivo -

Cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, que começa a ser aplicado neste domingo (17). Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes terão que seguir uma série de regras e, caso tenham sido diagnosticados com ou apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas, devem comunicar o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pelo telefone 0800-616161 e não precisam comparecer ao exame. Eles poderão fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Antes de sair de casa, os participantes devem conferir os locais onde farão as provas, no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, a recomendação é que levem o cartão para a necessidade de verificar alguma informação até a hora da aplicação.

Caso necessitem comprovar a participação no exame, os estudantes podem, também na Página do Participante, imprimir a chamada Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Para fazer o exame alguns itens são obrigatórios. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

Como a prova é longa, é  também recomendado que os candidatos levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

Primeiro dia de prova

Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação.

Os portões serão abertos às 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de . As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h.

O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de .

Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Amazonas

O Enem será aplicado em todo o território nacional, com exceção do Amazonas, em razão da provocada pela pandemia de covid-19.

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação. ( Com informações da Agência )

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preso, suspeito diz que matou homem com foice após briga por furto em igreja de Campo Grande

rio aquidauana

Boletim aponta que nível de três rios de MS estão em estado de alerta

Transformando Ideias em Soluções: A Jornada de José Vasconcellos e Seu Ralador de Plástico para Alimentos no Segmento Pet

Morador encontrado morto no Indubrasil estava com sinais de tortura

Notícias mais lidas agora

Multada por fraude, empresa diz que ‘propina’ é pagamento por compra de fazenda em MS

Predador sexual que fez 163 vítimas se passou por menina para ameaçar adolescente de MS

Conclave vai durar quanto tempo? Quando será anunciado o novo papa? Veja previsões

policial descobre traição do marido em acidente ms 2

Policial descobre traição do marido ao atender acidente em Campo Grande: ‘ele bateu o carro da amante’

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Núcleo de Produção Digital realiza curso de técnicas de iluminação para cinema e audiovisual

Evento acontece entre 24 e 31 de maio no Museu da Imagem e do Som, instalado na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande

Política

Projeto que aumenta pena para crimes praticados em escola passa para a CCJ

MS já registrou casos de violência em dentro de escolas, resultando até em morte

Esportes

Comercial tenta vaga direta na Série A do Estadual por ser único clube a prestar contas

Clube enviou notificação à FFMS nesta quarta-feira (7) alegando que outros 10 times não cumpriram prazo previsto em lei

Famosos

Lembra dela? Renata Saldanha expõe situação financeira e diz que ainda não recebeu prêmio do BBB 25

"Pix não caiu". Quinze dias após o fim da temporada, campeã do BBB 25 entrega que emissora ainda não depositou o dinheiro