Pular para o conteúdo
Brasil

Com crise hídrica, Bolsonaro pede para população economizar energia elétrica

País precisará de produção adicional de energia nos próximos meses
Arquivo -
Bolsonaro em sua live semanal de quinta-feira
Bolsonaro em sua live semanal de quinta-feira

O presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir que a população economize energia elétrica em meio ao agravamento da situação das usinas hidrelétricas por causa da seca. Durante sua live semanal nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (26), o presidente classificou como “problema sério” a atual crise energética.

“O problema é sério. Eu vou tentar fazer um apelo a você que está em casa agora. Eu tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz agora. Eu peço esse favor pra você. Assim você estará ajudando a economizar energia e a economizar água das hidrelétricas”, afirmou.

O volume de chuvas muito abaixo do esperado nos últimos meses, inclusive na comparação com o ano passado, deixou os reservatórios das hidrelétricas da região centro-sul do país em condições críticas.

“Em grande parte, nessas represas, já estamos na casa de 10%, 15% de armazenamento. Estamos no limite do limite. Algumas vão deixar de funcionar se essa crise hidrológica continuar existindo”, acrescentou Bolsonaro. Na última terça-feira (24), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), comandado pelo Ministério de Minas e Energia, já havia alertado sobre a piora condições hídricas no país.

Demanda adicional

Já nesta quinta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que será preciso garantir uma produção adicional de energia, a partir de outubro, para atender à demanda que não poderá ser suprida pelas usinas hidrelétricas.

O órgão atualizou uma nota técnica de monitoramento das condições do setor elétrico até novembro e calculou que a quantidade adicional necessária de energia será de 5,5 gigawatts médio (GWm) entre setembro e novembro. O documento enfatiza que os reservatórios das usinas estão com as piores afluências de água em 91 anos.

Entre as recomendações do ONS para atender essa demanda estão a postergação das manutenções programadas em usinas termoelétricas, para evitar que elas precisem ser desligadas; a importação de energia da e do Uruguai; a garantia da disponibilidade operativa das térmicas merchant; solução para questões judiciais relacionadas às disponibilidades da oferta de cinco usinas termoelétricas (Goiania II, Campina Grande, Maracanaú, Palmeira de Goiás e Pernambuco III); a viabilização do terceiro navio regaseificador, referente às disponibilidades das termelétricas Termoceará, e Vale do Açu; a recomposição da capacidade de geração impactada pela manutenção da Rota 1 no mês de setembro; e a viabilização da térmica GNA I.

O ONS também indicou que, a partir de setembro, devem ser incorporados novos recursos energéticos ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Para isso, de acordo com o órgão, será necessário lançar mão de geração adicional proveniente das usinas térmicas sem Custo Variável Unitário (CVU); avançar com o Programa de Resposta Voluntária da Demanda; e implementar ações de incentivo para que a população reduza de forma voluntária o seu consumo; além de adotar novas flexibilizações dos níveis mínimos nos reservatórios das hidrelétricas de Ilha Solteira e Três Irmãos, até a cota de 323 metros.

Foi sugerido ainda autorizar o uso da flexibilização dos critérios de segurança de N-2 para N-1 como recurso para atendimento energético e de potência; e adotar novas restrições temporárias de defluência nas usinas do São Francisco e na hidrelétrica de Itaipu, podendo agregar mais recursos às disponibilidades de potência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Conversão na BR-267 acaba em morte de idoso após batida entre carro e caminhão

Camila Cabello canta Ai Se Eu Te Pego no The Town e emociona Michel Teló: ‘Arrepiado’

MS terá calor acima de 40°C e chance de chuva nesta segunda-feira

Motoboy acusado de estupros em Dourados tem prisão preventiva decretada

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

morto assassinado

2015 – Assassinado Oscar Goldoni, ex-prefeito de Ponta Porã

Últimas Notícias

Trânsito

Durante conversão, motorista bêbado provoca capotamento em avenida de Campo Grande

Uma batida entre dois veículos na Avenida Ministro João Arinos, no bairro Tiradentes, em Campo Grande, acabou no capotamento de um dos carros, no canteiro central. Um dos motoristas, um homem, estava embriagado. Informações são de que o homem trafegava em um veículo Voyage pela avenida no sentido contrário ao da mulher, que vinha em … Continued

Mundo

Albânia adota ministra IA para combater corrupção

Governo do país não forneceu detalhes sobre a supervisão humana que poderia haver para Diella

Emprego e Concurso

Atenção, concurseiros: MS começa semana com 125 vagas e salários que chegam a R$ 35 mil

Seleções vão de estágios a vagas de ensino superior

Cotidiano

Vagas para operador de caixa: Funsat oferece 1.330 empregos nesta segunda-feira

São oportunidades para trabalhar em 146 funções, sendo que a maioria não exige experiência para ingressar no novo serviço