Na madrugada desta segunda-feira (22), um casal foi surpreendido ao perceber por que uma estava subindo pelos seus pés em Jaraguá do Sul (SC). O homem e a mulher – que não foram identificados – estavam dormindo na sala de estar.

Segundo os Bombeiros, essa não foi a primeira vez que o animal foi visto na casa, a mulher já havia acionado a equipe anteriormente. Desta vez, eles conseguiram capturar a serpente de cerca de 1 metro.

A serpente encontrada dentro do sofá da residência, era uma falsa-coral, que para o alívio do casal, não é venenosa. Existem mais de 60 espécies desse tipo no Brasil contra as cerca de 30 espécies da coral verdadeira, essa sim é venenosa.

“Essa serpente não representa perigo, apesar dela ter um certo veneno, um veneno fraco, mas é difícil acontecer acidentes com ela, porque o dente que injeta veneno fica bem nos fundos da boca”, explicou Gilberto Ademar Duwe, biólogo da Fujama aos jornalistas do site UOL.

Ao encontrar esses animais, o especialista indica que a pessoa deve entrar em contato com órgãos do município que façam de animais. Por existirem muitas espécies de serpentes e a maioria não ser perigosa, é difícil a identificação por quem não é profissional.

Após resgatada a serpente foi encaminhada para a Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente), agora está sendo avaliada por biólogos especialistas. A cobra deve ser solta na natureza até o final da semana