Pular para o conteúdo
Brasil

Cármen atende PF e suspende processos sobre extração de ilegal de madeira

Cármen Lúcia disse que a suspensão dos processos serve para 'preservar provas'
Arquivo -

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da Polícia Federal e suspendeu os processos abertos na Justiça Federal do Pará e do sobre a Operação Handroanthus, que investiga a comercialização de madeira extraída ilegalmente na Amazônia.

A ordem foi dada no inquérito que apura se o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente afastado do Ibama, Eduardo Bim, tentaram obstruir o trabalho da PF em favor de quadrilhas de madeireiros.

Em sua decisão, Cármen Lúcia disse que a suspensão dos processos serve para ‘preservar provas’. Ela também anulou as decisões que haviam determinado a devolução da madeira apreendida na investigação, por considerá-las ‘prematuras’.

“Faz-se imprescindível e proporcional, neste momento, o imediato sobrestamento dos processos em trâmite, cujo objeto seja os bens cuidados no presente inquérito, vedando-se que novas decisões sejam tomadas pelos juízos noticiados sem prévia autorização, mesmo em regime de urgência, deste Supremo Tribunal, e que se suspendam a eficácia de decisões adotadas no sentido da devolução de bens que são objeto das práticas investigadas neste processo”, escreveu.

A determinação vale até que a própria ministra decida se as ações vão continuar na primeira instância ou devem ser transferidas ao Supremo Tribunal Federal.

Ao pedir a Cármen Lúcia que barrasse a atuação dos juízes, a Polícia Federal listou decisões tomadas em regime de urgência em benefício de madeireiras e alertou para o risco de ‘esvaziamento’ da competência do STF.

“O Inquérito Policial da Operação Handroanthus – GLO está sendo submetido, em situação peculiar e inédita no Brasil, a 2 (dois) Juízes Federais (um deles investigado pelo Conselho Nacional de Justiça) que estão restituindo os instrumentos e produtos do crime, fazendo desaparecer a própria materialidade delitiva”, destacou o delegado Thiago Leão Bastos.

No despacho que paralisou os processos, Cármen Lúcia disse que os fatos comunicados pela Polícia Federal são ‘gravíssimos’ e têm potencial para prejudicar o inquérito em curso no STF.

“A determinação de impedimento da prolação de atos pelos juízes de primeiro grau que possam prejudicar a regular tramitação das investigações neste Supremo Tribunal Federal, no caso, tem fundamento legal e de sua adoção depende a efetividade da prestação jurisdicional e até mesmo a investigação determinada”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cnmp magno alexandre denúncia

Com voto contrário, nome de Alexandre Magno passa na CCJ do Senado para vaga no CNMP

Famasul avalia com ‘cautela’ impactos da nova medida de R$ 30 bilhões anunciada pelo governo Lula 

Incêndio em terreno baldio em frente à Igreja São Francisco assusta moradores e comerciantes

Desapega CG leva moda sustentável ao Parque Tarsila do Amaral neste fim de semana

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

Grupo desviou milhões em MS com cirurgias falsas pagas pelo SUS desde 2022

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

Agência Brasil

Senado aprova pedido de Damares para verificar condições da prisão domiciliar de Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Camila Jara culpa Bolsonaro por prejuízos do tarifaço e elogia Lula: ‘resposta rápida’

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) atribuiu à família Bolsonaro os prejuízos ligados ao tarifaço dos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O presidente Lula (PT) anunciou, nesta quarta-feira (13), o “Plano Brasil Soberano”, que prevê ajuda a empresários e trabalhadores afetados por taxação.  “Nós estamos vendo a família Bolsonaro constantemente sabotar o Brasil em nome … Continued

Política

Nelsinho reconhece que crédito ajuda exportadores, mas defende negociações contra tarifas dos EUA

Crédito de R$ 30 bilhões deverá minimizar impactos do 'tarifaço'

Polícia

Campo Grande sedia seminário gratuito para debater os desafios do sistema prisional

As inscrições são gratuitas e com emissão de certificados por painel

Cotidiano

Fim da obrigatoriedade de aulas na autoescola adia novo edital do CNH MS Social

Detran-MS informou que aguarda definição da nova legislação para assim publicar novo edital para emissão de CNH gratuita