Pular para o conteúdo
Brasil

Brasil registra 612 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

É o 12º dia seguido com números abaixo de 300 na média móvel
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

O Brasil registrou 612 novas mortes pela covid-19 nesta sexta-feira, 12. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 260, acima do número registrado no dia anterior (230). A alta foi puxada por São Paulo, que registrou 414 mortes no dia. É o 12º dia seguido com números abaixo de 300 na média móvel.

Nesta sexta-feira, o número de novas infecções notificadas foi de 14.424. No total, o Brasil tem 610.935 mortos e 21.940.950 casos da doença, a segunda nação com mais registros de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, g1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo os números do governo, 21.138 584 pessoas estão recuperadas.

O Estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira 414 mortes por coronavírus, um número muito alto em relação aos dias anteriores, quando chegou a marcar um ou até nenhum óbito. A explicação da Secretaria de Estado da Saúde de SP é que os dados trazem “um acumulado de diversas semanas epidemiológicas, que após as mudanças da API do sistema Sivep-gripe do Ministério da Saúde (MS) tinham ficado represados no sistema federal. A pasta estadual questionou o MS nestes últimos dias se havia alguma instabilidade ou anormalidade quanto a extração dos números, e foi informada que haveria uma atualização. Deste total de óbitos registrados hoje, 97 são da atual semana epidemiológica que termina neste sábado”.

O Ministério da Saúde, por sua vez, informou que o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) não ficou fora do ar, mas “apresentou pontuais instabilidades que vem sendo solucionadas diariamente. Sistemas de informação desse tipo necessitam de alterações e/ou correções rotineiras, conforme as necessidades de respostas da vigilância”, disse.

Outros três Estados tiveram números mais expressivos no dia: (36), (30) e (26). No lado oposto, o Acre, Amazonas, Roraima e Sergipe não registraram nenhuma morte no dia enquanto Amapá, Paraíba, Rondônia e tiveram apenas um óbito.

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que foram registrados 14.598 novos casos e mais 267 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. No total, segundo a pasta, são 21.939.196 pessoas infectadas e 610.491 óbitos. Os números são diferentes do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo Lula destina R$ 3,6 milhões para ampliar atendimento de pessoas com autismo em MS

sigo mpms contrato

‘Pedido genérico’, diz procuradora contra perícia em contrato da empresa do Sigo

Legisladores dos EUA visitam a China em busca de melhorar cooperação militar

No Guanandi, comerciantes lucram com fluxo de clientes da maior feira livre da cidade

Notícias mais lidas agora

MPMS viola resolução ao ‘esconder’ salário de membros, diz Transparência Brasil

themis consórcio ar-condicionado frota

Relatório da CPI livra atual ‘chefão’ do Consórcio que visitou gabinete de Papy

Supercopa de Vôlei: tudo o que você precisa saber sobre o evento que vai parar Campo Grande

Chuva chega em ‘boa hora’ e ajuda a apagar incêndio em terreno baldio no Jardim Parati

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Famosos que prestigiaram o baile de 120 anos da Pinacoteca em São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo celebrou seus 120 anos em grande estilo com o Pina Ball, um baile beneficente realizado em parceria com a maison Chanel, na última semana. O evento teve como propósito arrecadar recursos para os projetos culturais da instituição, reconhecida como um dos principais centros de artes visuais do Brasil. Reunindo glamour … Continued

Polícia

‘Não tenho sossego’, diz moradora sobre usuários de drogas e baderna na Júlio de Castilho

Cenas como essas do último final de semana, segundo populares, são frequentes

Brasil

Nº de alunos em graduação a distância no Brasil é maior do que no presencial pela 1ª vez

Em apenas dez anos a modalidade de cursos a distância teve aumento de mais de 286%

Cotidiano

Passagem de frente fria por MS no início da primavera irá levar termômetros a 8ºC na terça-feira

A anunciada frente fria no início da primavera já pode ser sentida em terras sul-mato-grossenses, com tempestades na região sul e quedas de temperatura