Nesta quarta-feira (6), o deputado do MDB-SP, Baleia Rossi, lançou oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara. A candidatura para o cargo já era esperada e no lançamento afirmou que busca uma Câmara Livre. O cargo irá substituir o atual presidente , do DEM do .

“A Câmara não pode ser submissa. Porque se for, ela não fiscaliza, não acompanha. É um espaço de representação da sociedade”, afirmou o candidato. Rossi coloca sua candidatura como uma oposição à candidatura de (PP-AL). Lira é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O candidato já tem o apoio formal de onze partidos: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, PC do B, Cidadania, Partido Verde e Rede. A partir de agora, a campanha deve seguir com o candidato fazendo viagens por estados do país, atrás de apoio de deputados que ainda não se decidiram. As eleições estão marcadas para o dia 1° de fevereiro.

Além de lançar oficialmente sua candidatura, Rossi também citou sobre a manutenção do auxílio emergencial, este que era para chegar ao fim em dezembro de 2020, mas foi prorrogado pelo . “A Câmara não pode ser submissa. Porque se for, ela não fiscaliza, não acompanha. É um espaço de representação da sociedade”, afirmou o candidato.