A (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deverá modificar os requisitos mínimos para pedidos e aprovação de uso emergencial das vacinas contra . A Agência deve se pronunciar oficialmente ainda nesta quarta-feira (3).

Entretanto, a informação já foi confirmada pela . Assim, com a mudança do texto, não será mais exigido que a vacina esteja na fase três de testes no Brasil.

Então, o imunizante da União Química, que via a exigência como barreira, deve se beneficiar da modificação. A farmacêutica havia solicitado a liberação provisória da vacina russa , mas ainda não conseguiu autorização para iniciar os estudos em solo brasileiro.

Assim, a aprovação para uso emergencial estava parada. É importante lembrar que a alteração não muda a exigência de todos os outros documentos. Então, para ser aprovada a vacina Sputnik V ainda deve apresentar os arquivos pendentes.

Por fim, outro imunizante que deve se beneficiar é o Covaxin. A vacina produzida pela empresa indiana Bharat Biotech poderia pedir uso emergencial no Brasil.