Pular para o conteúdo
Brasil

Com fogos de artifício, militantes bolsonaristas simulam ataque ao STF

Pouco antes do fechamento da Esplanada dos Ministérios para veículos e pedestres, à meia noite deste domingo (14), cerca de 20 manifestantes bolsonaristas autodenominados “300 do Brasil” simularam com fogos de artifício um ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os fogos foram disparados às 21h30 na direção do edifício principal do STF, na Praça dos […]
Arquivo -

Pouco antes do fechamento da Esplanada dos Ministérios para veículos e pedestres, à meia noite deste domingo (14), cerca de 20 manifestantes bolsonaristas autodenominados “300 do Brasil” simularam com fogos de artifício um ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os fogos foram disparados às 21h30 na direção do edifício principal do STF, na Praça dos Três Poderes, enquanto os manifestantes xingavam ministros da Suprema Corte.

“Isso para mostrar ao STF e ao (Governo do ) GDF que nós não vamos arregar. Repararam que o ângulo dos fogos está diferente da última vez? Se preparem, Supremo dos bandidos”, ameaçou um manifestante em vídeo nas redes sociais.

“Desafiem o povo. Vocês vão cair. Nós vamos derrubar vocês, seus comunistas”, ameaça um manifestante em outro vídeo, no qual também xinga o ministro do STF, Gilmar Mendes.

O grupo foi liderado pela militante , ex-assessora de confiança da ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Após ter acampamentos ilegais desmantelados pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), cerca de uma dúzia de manifestantes invadiu a cúpula do Senado. O grupo deixou o prédio do Congresso pacificamente após intervenção da Polícia Legislativa.

Neste sábado, pela manhã, agentes da PMDF, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de da Ordem Urbanística (DF Legal) desmontaram e recolheram faixas, material de lona e estrutura metálica dos acampamentos. A PM usou gás de pimenta para dispersar um pequeno grupo que resistiu à ação.

No mesmo dia, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) decretou o fechamento da Esplanada dos Ministérios durante todo o domingo. No texto, Ibaneis cita “ameaças declaradas por alguns dos manifestantes” e destaca necessidade de “contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”. A medida proíbe trânsito de veículos e determina acesso aos prédios apenas por autoridades, da 0h até as 23h59 de domingo.

O texto prevê que manifestações poderão ser realizadas, “desde que comunicadas com antecedência e devidamente autorizadas pelo Secretário de Segurança do Distrito Federal”. O governo local, no entanto, não informou se há algum protesto marcado para este domingo com autorização para ocorrer.

Apesar da proibição para pedestres e veículos na Esplanada dos Ministérios, cerca de 15 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro circulam pela Praça dos Três Poderes com bandeiras. Apesar de não ocorrer uma manifestação no momento, policiais tentam convencer essas pessoas a deixarem o local.

Em suas redes sociais, Sara Winter acusou o governador Ibaneis Rocha de “ditador” e cobrou a revogação do decreto que fechou a Esplanada, “Revogue agora mesmo esse decreto inconstitucional ou haverá consequências! Se você tirar o direito de ir e vir do povo, tiraremos o seu também!”, escreveu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso morre em hospital de Dourados após cair do de telhado e ficar 29 dias internado

exame ofi

USF Macaúbas recebe mutirão de exames oftalmológicos gratuitos nesta segunda-feira

Com crianças de 8 e 5 anos em carro, motorista capota e morre em estrada de MS

tempo

Com manhã gelada, calor retorna a MS gradativamente nesta segunda-feira

Notícias mais lidas agora

Sophie é 1ª vítima de tragédia anunciada na Santa Casa de Campo Grande

corumba

Prefeito de Corumbá deve demitir ‘imediatamente’ servidores sem concurso, diz MP

mundial de clubes flamengo

Flamengo reassume liderança do Brasileirão e vai com moral elevada para o Mundial de Clubes

concursos

Com salário de até R$ 6,7 mil, semana começa com mais de 500 vagas em processos seletivos 

Últimas Notícias

Política

Diretores financeiros da Agereg enfrentam a CPI do Consórcio nesta segunda

Duas oitivas acontecem nesta segunda-feira, já que na quarta vereadores que compõem a CPI do Consórcio se reúnem a portas fechadas

Polícia

Suspeito de assassinato de homem na frente de filho de 5 anos é identificado pela polícia

Mulher de vítima também foi atingida por disparos

Sérgio Cruz - O dia na história

1867 – Retirada da Laguna: tropas chegam ao Canindé

Marcha forçada efetuou-se maravilhosamente, apesar da chuva copiosíssima que caiu durante todo o trajeto

Saúde

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas UPAs e CRSs nesta segunda-feira

A equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes