Pular para o conteúdo
Brasil

Veterano na Câmara, Jorge Felippe assume prefeitura do Rio e pede tranquilidade

Com a prisão do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Jorge Felippe (DEM), assume o cargo interinamente pelos próximos nove dias. O vice-prefeito eleito na chapa vencedora em 2016, Fernando Mac Dowell, morreu em 2018 vítima de um enfarte. Aos 70 anos e caminhando para seu oitavo […]
Arquivo -
Com a prisão do prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Jorge Felippe (DEM), assume o cargo interinamente pelos próximos nove dias. O vice-prefeito eleito na chapa vencedora em 2016, Fernando Mac Dowell, morreu em 2018 vítima de um enfarte. Aos 70 anos e caminhando para seu oitavo mandato como vereador, Felippe terá como prioridades nesse curto período o pagamento do 13º dos servidores municipais e o combate à .

“Quero tranquilizar os moradores da cidade do garantindo que a cidade não ficará sem comando nestes últimos dias da atual gestão. Já estou me encaminhando para a prefeitura, onde vou tomar as rédeas da situação cumprindo o que determina a nossa Constituição”, disse em uma postagem no Twitter nesta manhã.

Desde que foi comunicado da interinidade, Felippe já se reuniu com 12 secretários municipais. A orientação a todos os servidores e aos dirigentes de empresas e órgãos é que “mantenham a máquina pública a pleno vapor”, afirmou à população nas redes sociais.

Dentre as questões críticas a serem resolvidas está o pagamento do 13º dos servidores municipais. Ontem, Crivella havia anunciado para a quarta-feira o depósito para aqueles que recebem até R$ 3 mil. Em entrevista à TV Globo, Jorge Felippe confirmou a data e disse que a Secretaria de está realizando um levantamento para saber se será possível pagar os demais servidores. À GloboNews, ele afirmou que não vê “expectativa promissora” nesse sentido, mas que o pagamento dos salários de dezembro em janeiro está assegurado.

O prefeito em exercício disse ainda que vai estudar todas as sugestões de medidas de saúde pública feitas pelo Comitê Científico a Crivella em relação à da covid-19 e não adotadas, para avaliar a possibilidade de implementar mudanças. As possíveis medidas serão discutidas com o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, e com o futuro secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Ele não descartou a possibilidade de Soranz assumir antecipadamente o cargo, interinamente assumido nesta terça-feira por Jorge Darze após a exoneração de Ana Beatriz Busch.

“Estamos tomando conhecimento da situação da prefeitura sob o aspecto financeiro e do combate à pandemia”, afirmou Felippe, que defendeu ainda “preservar a vida acima de tudo”.

Felippe confessou ter ficado surpreso com a prisão de Crivella às vésperas do fim do mandato, mas lembrou que o prefeito respondeu a cinco pedidos de impeachment na Câmara Municipal.

Felippe disse que já conversou com o prefeito eleito Eduardo Paes, também do Democratas. “A transição vai continuar e vamos fornecer todas as informações necessárias para a nova equipe. Vamos garantir o pleno funcionamento dos serviços municipais até o dia 1º de janeiro. O Rio de Janeiro tem prefeito”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Café, Oração e Esperança: A Rotina Solidária do Bispo Bruno Leonardo.

Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins

Executado em ciclovia foi apreendido na adolescência por assassinato de xará em tabacaria

UFMS abre 140 vagas para curso gratuito de francês

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Baiano com paralisia cerebral lança livro aos 25 anos

Últimas Notícias

Política

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Estimativa é que R$ 6,3 bilhões foram desviados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024

Polícia

Carro vai parar em canteiro de posto de gasolina após atingir motociclista

Acidente aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (25), na Vila Planalto

Trânsito

Idoso atropelado na Avenida Duque de Caxias é militar reformado do Exército

Vítima foi atropelada na ciclofaixa nesta sexta-feira (25), pouco mais de duas semanas após completar 77 anos

Cotidiano

UFMS promove caminhada por espaços culturais da universidade na próxima terça-feira

Passeio acontece de manhã e de tarde e é aberto para o público em geral