Pular para o conteúdo
Brasil

Toffoli marca julgamento sobre inquérito das fake news para o dia 10

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, marcou para a próxima quarta, 10, o julgamento sobre a continuidade ou não das apurações do inquérito das fake news. Na última quinta, 28, o relator do processo na Corte, ministro Edson Fachin, submeteu o caso para o colegiado, optando por não conceder a liminar pedida […]
Arquivo -
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro , marcou para a próxima quarta, 10, o julgamento sobre a continuidade ou não das apurações do inquérito das . Na última quinta, 28, o relator do processo na Corte, ministro Edson Fachin, submeteu o caso para o colegiado, optando por não conceder a liminar pedida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para suspender imediatamente a apuração, que atingiu empresários e aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Na data designada, Toffoli já terá voltado à presidência da Corte após ter ficado uma semana internado para se recuperar de uma cirurgia para retirada de um abcesso e de um quadro de pneumonia. O ministro teve alta no sábado, 30, e ficará de licença médica até o dia 7.

A ação na qual Aras pediu a suspensão das investigações foi apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade contra o inquérito aberto no ano passado por Toffoli, à revelia do Ministério Público. Em maio do ano passado, Fachin já havia decidido levar ao plenário da Corte um pedido da legenda para suspender o inquérito que apura ameaças, ofensas e fake news disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares.

O pedido feito por Aras, para suspensão das investigações até que o Plenário do Supremo Tribunal Federal estabeleça os ‘contornos e limites’ da investigação, foi apresentado pelo PGR após apoiadores bolsonaristas terem celulares e computadores recolhidos em uma operação da Polícia Federal no âmbito das apurações.

No novo parecer encaminhado ao STF, Aras disse que a ofensiva da PF ‘sem a participação, supervisão ou anuência prévia’ da PGR ‘reforça a necessidade de se conferir segurança jurídica’ ao inquérito. Em outubro do ano passado, o PGR se manifestou no âmbito da afirmando que Toffoli, ao determinar a abertura da apuração, “exerceu regularmente as atribuições que lhe foram concedidas” pelo Regimento Interno do Supremo.

A ofensiva da PF também levou à Rede, autora da ação, a mudar de de posição e pedir a Fachin o arquivamento da ação. De acordo com o partido, se em seu nascedouro, o inquérito “apresentava inquietantes indícios antidemocráticos, um ano depois ele se converteu em um dos principais instrumentos de defesa da e da lisura do processo eleitoral”.

A lei sobre ações de controle de constitucionalidade, no entanto, prevê que, se a ação for proposta, não se admitirá depois desistência do autor do processo. O inquérito das fake news também é contestado pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) em outra ação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Seleção de vôlei sub-16 de MS disputa Campeonato Brasileiro em Saquarema-RJ

Shopping Pátio recebe Castramóvel para vacinação e cadastro para castração

Servidor condenado por fraudes em Sidrolândia pede absolvição: ‘Provas mostram o contrário’

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

santa casa

Mulher atropelada por namorado passa por cirurgia na Santa Casa após fraturar braço, joelho e bacia

Últimas Notícias

Brasil

Davi Alcolumbre diz que não há prazo para deliberar pedido de impeachment de Moraes

Senador Eduardo Girão questionou sobre o andamento dos pedidos de impeachment

Política

PL altera data de evento em MS após deputado apontar ‘enterro de Bolsonaro’

Evento aconteceria no mesmo dia em que está previsto o encerramento do julgamento de Bolsonaro

Brasil

Estudo aponta que gasolina em agosto tem menor preço desde janeiro; diesel S-10 sobe 0,81%

Preço médio da gasolina registrou uma queda de 0,16% em agosto na comparação com julho, chegando a R$ 6,34, menor valor registrado desde janeiro

Polícia

“Sempre te amarei”: filha se depende de fotógrafo encontrado morto em residência no Estrela do Sul

O velório e sepultamento ocorreram nesta terça-feira (2), no bairro Pioneiros