Pular para o conteúdo
Brasil

Pesquisadora nega acesso a plano de vacinação do Ministério da Saúde

A professora da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), Ethel Maciel, declarou neste último sábado (12) que o governo federal colocou o seu nome entre os elaboradores do Plano Nacional de Vacinaçãosem que ela tivesse acesso ao documento. Maciel, também, epidemiologista e ativista dos direitos humanos, fez o anúncio em suas redes sociais. “Nós, pesquisadores […]
Arquivo -

A professora da UFES (Universidade Federal do ), Ethel Maciel, declarou neste último sábado (12) que o colocou o seu nome entre os elaboradores do Plano Nacional de Vacinaçãosem que ela tivesse acesso ao documento.

Maciel, também, epidemiologista e ativista dos direitos humanos, fez o anúncio em suas redes sociais. “Nós, pesquisadores que estamos assessorando o governo no Plano Nacional de Vacinação da Covid-19, acabamos de saber pela imprensa que o governo enviou um plano, no qual constam nossos nomes e nós não vimos o documento. Algo que nos meus 25 anos de pesquisadora nunca tinha vivido!”, diz a postagem em seu .

Conforme o IG, através da nota assinada por 36 pesquisadores, o grupo técnico do “Eixo Epidemiológico do Plano Operacional Vacinação Covid-19” se disse surpreendido com o documento e afirma que o texto “não lhe foi apresentado” nem teve sua anuência.

O grupo também questiona as prioridades estabelecidas pelo plano. “Reiteramos nossa recomendação técnica para que todas populações vulneráveis sejam incluídas na prioridade de vacinação, como indígenas, quilombolas, populações ribeirinhas, privados de liberdade e pessoas com deficiência”, diz o texto.

O governo federal entregou na tarde de sábado o seu plano de vacinação ao STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo o documento, mais de 51 milhões de pessoas podem ser imunizadas contra a Covid-19 no primeiro semestre de 2021. Porém, sem data para o início do trabalho.

O plano também menciona que o já tem acordos para a aquisição de 100,4 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford, AstraZeneca e a Fiocruz a serem entregues até julho do ano que vem; além de mais 30 milhões de doses no segundo semestre.

Também é informado a aquisição de 42,5 milhões de doses por meio da iniciativa Covax Facility. E ainda está na conta, como “em negociação”, 70 milhões da Pfizer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)