Devido à proximidade de uma enorme nuvem de gafanhotos vinda da Argentina em direção ao Brasil, o Ministério da Agricultura decretou nesta quinta-feira (25), fitossanitária no e em .

A medida, conforme informou o Extra, deve durar um ano e tem o como objetivo, permitir ações para eliminar os insetos que devastam plantações por onde passam. A ministra da Agricultura Tereza Cristina afirmou que se trata de uma medida preventiva.

“Essa portaria precisa ser feita antes do evento para que, se acontecer, algumas ações possam ser feitas pelos governos estaduais, onde há possibilidade de essa nuvem chegar. Estamos monitorando, mas tudo indica que ela vai ficar mesmo no Uruguai por enquanto.”

Ainda de acordo com a ministra, com a portaria, o estado pode orientar e colocar à disposição dos agricultores prontamente os métodos necessários para combater a praga, no caso de chegada ao país.

Dados meteorológicos também apontam que é ‘pouco provável' que a nuvem avance em território brasileiro. “Temos esperança de que, se chegar alguma coisa dessa nuvem no Brasil, já chegará bem diminuída. Mas estamos monitorando”, afirmou a ministra.