Pular para o conteúdo
Brasil

No Dia do Professor, senadores defendem investimentos e valorização da profissão

A importância da valorização dos profissionais da educação foi registrada pelos senadores nas redes sociais nesta quinta-feira (15), em homenagem ao Dia do Professor. A data foi oficialmente instituída por um decreto em 1963, no governo de João Goulart, para homenagear os profissionais dedicados ao ensino e ao desenvolvimento da educação no país, publicou a […]
Arquivo -

A importância da valorização dos profissionais da educação foi registrada pelos senadores nas nesta quinta-feira (15), em homenagem ao Dia do Professor. A data foi oficialmente instituída por um decreto em 1963, no governo de João Goulart, para homenagear os profissionais dedicados ao ensino e ao desenvolvimento da educação no país, publicou a Agência Senado.

Ao registrar sua homenagem, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é professor, declarou que a educação transforma o mundo e que os professores precisam de investimento. Para ele, “investir em educação é investir no futuro da humanidade”.

Flávio Arns (-PR), que também é professor, aproveitou a data para ressaltar a importância do respeito, diálogo, entendimento e valorização de quem faz a educação.

— Educação é tudo na vida. E o mais importante é que a gente valorize quem faz a educação: professor e professora. Vamos em frente, sempre nessa luta e nessa caminhada. Feliz dia! Tudo de bom — disse.

Mesma opinião tem José Serra (-SP), para quem os professores exercem um papel fundamental na sociedade. O senador aproveitou a data para registrar que também foi professor e que muito se honrou de sua atuação.

“Mais do que homenagens, eles merecem políticas públicas de valorização da profissão. Eu sempre estive atento a isso durante minha vida pública”, registrou.

Para Fabiano Contarato (Rede-ES), ser professor é lutar por uma sociedade melhor e mais justa. “Sempre digo que uma das minhas missões é ser professor. Hoje, especialmente, deixo meu carinho e respeito aos colegas de profissão que dedicam a vida ao ensino. A educação de qualidade transforma. Parabéns, professores”.

Os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) também atuaram como professores e declararam que a importância dos professores é inquestionável. Para Otto, “eles são um dos pilares da educação e são essenciais na formação e construção do futuro dos alunos e da nação”. Já Rogério, registrou que tem orgulho de ser professor e de estar no Senado Federal “lutando pelos direitos dessa classe que engrandece nosso país”.

Educação na pandemia

As adversidades e a adaptação para os professores manterem a qualidade de ensino em tempos de pandemia foram lembradas por Wellington Fagundes (PL-MT).

— Parabéns a você professor que se reinventou, se fez ainda melhor e seguiu ensinando. Hoje, o abraço é distante, mas a consideração e o carinho sempre serão os mesmos — felicitou.

Para Telmário Mota (Pros-RR), os profissionais da educação se mantiveram firmes, mesmo diante de todas as dificuldades.

“Se antes, professor brasileiro já se via diante de uma sala lotada e carente de tudo, agora está sozinho e diante de uma tela. O trabalho de educar a distância é ainda mais desafiador. Parabéns a esses heróis”, publicou.

Valorização

Já o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) defendeu que a pandemia veio reforçar a importância dos investimentos nesses profissionais, nas escolas e universidades, mesma defesa feita pela senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), que prometeu se dedicar para melhorar o investimento em educação, para a construção de mais escolas, mais creches e para possibilitar o devido reconhecimento a todos os profissionais da educação.

Jorge Kajuru (Cidadania-GO), por sua vez, compartilhou que uma pesquisa recente sobre o índice global de status de professores mostra que o , entre 21 países, se encontra em penúltimo lugar em relação ao respeito e valorização dos professores. O senador apresentou ainda dados que revelam que os professores não são levados em consideração quando são tomadas decisões sobre a educação.

“Os professores têm sido tratados como personagens secundários da educação, mas não protagonistas das políticas públicas sobre a questão. Afirmo aqui, e com toda minha convicção de homem público, que o Brasil chegará ao concerto das grandes nações quando, verdadeiramente, valorizar essa figura ímpar, que é o professor, como protagonista das políticas públicas e das práticas educacionais”, enfatizou Kajuru.

A necessidade de valorização dos professores foi reforçada também pelos senadores Eduardo Braga (MDB-AM), Angelo Coronel (PSD-BA), Carlos Fávaro (PSD-MT), Zenaide Maia (Pros-RN), Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Cid Gomes (PDT-CE). Para Cid, “só existe educação de qualidade com professores valorizados, bem remunerados e capacitados”.

A importância dos professores para a formação educacional, acadêmica, profissional e pessoal da sociedade foi registrada inclusive pelos senadores Antonio Anastasia (PSD-MG), Lasier Martins (Podemos-RS), Alvaro Dias (Podemos-PR), Elmano Férrer (PP-PI), Izalci Lucas (PSDB-DF), Carlos Viana (PSD-MG), Paulo Rocha (PT-PA), Confúcio Moura (MDB-RO), Romário (Podemos-RJ), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Major Olimpio (PSL-SP), Plínio Valério (PSDB-AM) e Weverton (PDT-MA). (Informações da Agência Senado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Botafogo vence o Juventude no Brasileiro e torcida grita ‘é campeão’ nas arquibancadas

chitãozinho e xororo expogrande

Show de Chitãozinho e Xororó na Expogrande vira momento simbólico para famílias

Anatel: nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefone celular

prefeitura

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Últimas Notícias

Charge

Lá vem…

Polícia

Polícia encontra arma do crime e faz descoberta sobre cadáver no Centro de Belas Artes

Corpo encontrado no Centro de Belas Artes estava no local há mais de 12 horas , diz perícia

MidiaMAIS

Chitãozinho e Xororó dizem que paz ‘mora’ no Pantanal de MS e fazem público da Expogrande vibrar com clássicos

Dupla entrou no palco da Expogrande às 22h, mantendo a pontualidade, afinação e simpatia de sempre, ainda mais elogiando o nosso territóri

Polícia

‘Crush do Instagram’ denuncia seguidora que se mudou para Capital atrás dele: ‘perseguição’

"Crush do Instagram" é concurseiro, diz que sua vida é só estudar, e está preocupado porque a mulher passou a frequentar a mesma academia que ele