Pular para o conteúdo
Brasil

Mourão: ajuste fiscal e produtividade seguem como pilares da política econômica

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira, 13, que o ajuste fiscal e aumento da produtividade seguem sendo os principais pilares da política econômica brasileira. Durante participação na 39ª Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), ele afirmou que o governo segue empenhado em garantir a retomada sustentável da economia o mais breve possível. “Embora o […]
Arquivo -

O vice-presidente afirmou nesta sexta-feira, 13, que o ajuste fiscal e aumento da produtividade seguem sendo os principais pilares da política econômica brasileira. Durante participação na 39ª Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), ele afirmou que o governo segue empenhado em garantir a retomada sustentável da economia o mais breve possível.

“Embora o mundo passe por um momento desafiador, não perder de vista as reformas estruturais”, disse durante o encerramento do evento. Ele destacou as propostas de reformas administrativa e tributária enviadas ao Congresso pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Ainda, que o presidente Jair Bolsonaro trabalha para levar adiante projetos de infraestrutura

Em um discurso para exportadores, Mourão afirmou que a interação entre o governo federal e o setor privado é fundamental. Segundo ele, o comércio exterior é fundamental no crescimento e desenvolvimento de qualquer nação. “O Brasil está mais aberto do que nunca ao comércio exterior. O governo do presidente (Jair) Bolsonaro implementar medidas que visam facilitar cada vez mais esse fluxo cambial”, disse.

Ao citar a do novo coronavírus, Mourão afirmou que a crise sanitária acelerou mudanças e “agravou tensões e vulnerabilidades ao redor do mundo”. Ele também ressaltou medidas econômicas do governo do presidente Jair Bolsonaro, a quem citou nominalmente diversas vezes, nos últimos meses. “Cerca de 10% do nosso Produto Interno Bruto foi canalizado para financiar medidas extraordinárias para diminuir os impactos da crise.”

Mourão afirmou que a economia brasileira já mostra resultados e disse que dados recentes do Ministério da Economia “são animadores”. “Estima-se que nosso PIB (Produto Interno Bruto) deve encolher cerca de 4,8%, de acordo com previsão do Banco Central. É um número positivo, se comparado com as estimativas iniciais e também com a queda média prevista para economias latino americanas”, disse.

“O governo permanece com mensagem otimista, trabalhando para que a sustentabilidade e a economia do conhecimento propicie um novo ciclo de crescimento para o País, que tem como um dos principais vetores o comércio exterior. Temos uma oportunidade única de transformar a força disruptiva da pandemia em ímpeto para fomentar a criatividade, o empreendedorismo e o crescimento econômico.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VíDEO: Fogo em vegetação chega próximo de casas no Coophasul

Justiça nega prorrogar patente de substância de caneta emagrecedora

VíDEO: fogo se alastra em terreno de educandário na Avenida Coronel Antonino

Nick Jonas revive memórias e festeja 33 anos no set de “Camp Rock” , pela 3ª vez na vida

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Um dia depois de Claudinho Serra, assessor também ganha liberdade do STJ

VíDEO: fogo se alastra em terreno de educandário na Avenida Coronel Antonino

VÍDEO: Incêndio atinge terreno do Educandário no bairro Coronel Antonino

Últimas Notícias

Brasil

STF tem 3 votos contra aval do Legislativo para buscas no Congresso

O tema é julgado no plenário virtual

Polícia

Homem morre atropelado na BR-163 em Dourados

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Polícia

Atiradores em caminhonetes executam homem no Centro de Ponta Porã

A informação é a de que eles fugiram em direção ao Bairro Sanga Puitã

Brasil

Celso Sabino confirma a Lula que deixará Ministério do Turismo

A decisão foi tomada após novo ultimato do partido do ministro