Pular para o conteúdo
Brasil

Mercosul: governo busca desfazer opiniões distorcidas sobre o País, diz Bolsonaro

Em encontro da cúpula do Mercosul, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira, 2, que buscará um esforço para “desfazer opiniões distorcidas” sobre a política ambiental do Brasil no exterior. Bolsonaro disse que os próximos meses serão de “grandes desafios” para a América do Sul devido ao novo coronavírus e que será preciso conciliar a […]
Arquivo -
Em encontro da cúpula do Mercosul, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira, 2, que buscará um esforço para “desfazer opiniões distorcidas” sobre a política ambiental do Brasil no exterior. Bolsonaro disse que os próximos meses serão de “grandes desafios” para a América do Sul devido ao novo coronavírus e que será preciso conciliar a preservação de vidas com “o imperativo de recuperar a economia”. Ele também defendeu a agenda reformista e fez acenos por novos acordos comerciais do bloco.

“Nosso governo dará prosseguimento ao diálogo com diferentes interlocutores para desfazer opiniões distorcidas sobre o Brasil e expor as ações que temos tomado em favor da proteção da floresta amazônica e do das populações indígenas”, disse Bolsonaro no encontro, que acontece por videoconferência. A reunião teve início por volta das 10h.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A Venezuela também fazia parte do bloco, mas teve a participação suspensa em 2017 por ruptura da ordem democrática. Sobre isso, Bolsonaro afirmou que espera que a Venezuela “retome o quanto antes o caminho da liberdade”.

O presidente também lamentou que a , que está em processo de adesão ao Mercosul, não tenha participado dos trabalhos do semestre. “Continuemos todos a defender de modo incansável o compromisso do Mercosul com a democracia”, declarou.

Em sua fala, Bolsonaro afirmou que o Mercosul é um “aliado essencial” para a “ambiciosa agenda de reformas” que o seu governo tem buscado implementar. O objetivo, segundo ele, é tornar o Estado mais eficiente e a economia mais dinâmica.

“No ano passado, alcançamos uma conquista histórica ao conseguir aprovar a reforma da Previdência. Estamos empenhados agora em outras reformas. Temos atuado com o mesmo empenho na melhoria do ambiente de negócios, atração de investimentos e renovação da infraestrutura”, disse Bolsonaro.

“Buscamos também mais e melhor inserção do Brasil na região e no mundo. E o Mercosul é nosso principal veículo para essa inserção Os históricos acordos selados em 2019 com a e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) evidenciam que estamos no caminho certo”, emendou.

Além do acordo de livre-comércio firmado com a União Europeia no ano passado, que ainda terá de passar por processo de ratificação, Bolsonaro disse que “o Brasil está disposto a avançar em outros entendimentos com parceiros mundo afora”.

“Queremos levar adiante Canadá, Coreia, Cingapura e Líbano. Queremos expandir acordos vigentes com Israel e Índia e abrir novas frentes na Ásia. Temos todo interesse de buscar tratativas com países da América Central.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto de lei quer serviços extrajornada remunerados para PMs

Mega-Sena

Fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 33 milhões nesta quinta-feira

Senadora Soraya Thronicke

Soraya diz que Câmara ‘parou o país para resolver problemas pessoais’ ao votar PEC da Blindagem

Projetos do Governo de MS são aprovados na Alems

Notícias mais lidas agora

Coleta de assinaturas pela intervenção no contrato do Consórcio Guaicurus começa na segunda

Vostok: Reinaldo vai à Justiça para liberar bens no nome de filhos e esposa

carlinhos maia 1 milhao campo-grandense 2

Desempregada e ‘cheia de problemas’, campo-grandense ganha 1 milhão de reais de Carlinhos Maia

bolsa família

Em setembro, 182,3 mil famílias de Mato Grosso do Sul vão receber o Bolsa Família

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Um banquete para os olhos

Recebido com muita pompa pela família real britânica, Trump declarou que a visita ao Reino Unido é “uma das maiores honras” de sua vida. O republicano acrescentou que ele e sua esposa, Melania Trump, estão “profundamente gratos” ao rei.Na ocasião, Kate Middleton usou um vestido de alta costura da estilista britânica Phillipa Lepley com renda … Continued

Pimenta

Guilda do mal: cunhadas listam deslizes de maridos após escândalo em MS

Cunhadas desabafam sobre maridos após escândalo que expôs 'Guilda do Mal' esculpida em instituição sul-mato-grossense

Política

Câmara de Ribas do Rio Pardo é pressionada a anular contratos de R$ 520 mil com advogados

Câmara ainda foi cobrada a não realizar novas contratações semelhantes no futuro

Política

MDB realiza convenção estadual na próxima sexta

Evento será na sede do partido, na Capital, das 8h às 17h