O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, publicou um vídeo em sua conta no Instagram, neste domingo (12), em que o rosto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em uma montagem carregando um caixão. A “brincadeira” é uma referência ao “meme do caixão”, que viralizou na internet nas últimas semanas.

A cena original é proveniente de funerais realizados em Gana, na costa oeste da África, em que um grupo de homens com trajes distintos e faz malabarismos com um caixão, enquanto seus passos e movimentos estão sincronizados com uma eletrônica ao fundo. O meme vem sendo utilizado para ilustrar situações que não acabam bem.

O ritual da dança em funerais é uma cerimônia tradicional em diversas regiões do continente africano. Nas imagens, o clima se assemelha muito mais a uma festa do que a um velório e causa surpresa, fato que tornou o meme tão popular.

Gilson foi nomeado em maio de 2019 para presidir a Embratur. Embora ele não tenha comentado a relação entre Bolsonaro e o meme, que vem sendo utilizado nas redes para satirizar situações de morte, a publicação acontece na esteira de uma queda-de-braço entre o presidente e o ministro da Saúde, , sobre as medidas de isolamento para conter a pandemia de coronavírus. Bolsonaro defende medidas mais brandas, como o isolamento apenas da população idosa.

Como reflexo do impacto econômico representado pela pandemia, o setor de Turismo é um dos que mais sofrem com as medidas de isolamento no Brasil e no mundo.

Confira imagens do “meme do caixão”: