Pular para o conteúdo
Brasil

Lula afirma que errou ao proteger Cesare Battisti

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas à esquerda italiana por ter concedido refúgio ao italiano Cesare Battisti, condenado na Itália por assassinatos na década de 1970 Em entrevista ao canal do YouTube TV Democracia, Lula disse que tanto ele quanto outras personalidades brasileiras que defenderam o refúgio foram enganados por Battisti. “A […]
Arquivo -

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas à esquerda italiana por ter concedido refúgio ao italiano Cesare Battisti, condenado na Itália por assassinatos na década de 1970 Em entrevista ao canal do YouTube TV , Lula disse que tanto ele quanto outras personalidades brasileiras que defenderam o refúgio foram enganados por Battisti.

“A base da verdade na política é não prejudicar os amigos. Se cometeu um crime, o advogado vai defender. Então eu, como todo mundo que acreditou no Cesare Battisti aqui no , fiquei frustrado. Eu não teria nenhum problema de pedir desculpas à esquerda italiana por ele ter enganado muita gente no Brasil. Se nós cometemos este erro, pedimos desculpa”, disse o ex-presidente.

Lula assinou o decreto que concedeu asilo a Battisti em seu último dia de governo, em 2010. O italiano foi condenado à prisão perpétua pelos assassinatos de quatro pessoas quando militava no grupo Proletários Armados pelo Comunismo, e o governo da Itália pedia sua extradição. No Brasil, Battisti sempre negou a participação nos crimes. “Não matei ninguém. Tanto que me acusam de um homicídio que aconteceu quando eu não estava mais na Itália”, disse ele em entrevista ao Estadão em outubro de 2017.

Battisti foi preso na com a sob suspeita de tentar fugir em janeiro de 2019 e foi entregue às autoridades italianas. Na Itália, ele confessou os crimes e pediu desculpas às famílias das vítimas.

Na entrevista à TV Democracia, Lula creditou a decisão de conceder asilo a Battisti ao então ministro da Justiça, Tarso Genro, e disse que vários setores da esquerda brasileira defendiam a do italiano e que isso gerou atritos com aliados na Itália. “O Tarso Genro, quando tomou a decisão, acreditava que ele fosse inocente. Ele me disse que não dava para mandar embora porque o Battisti poderia ser detonado na Itália e era inocente. Toda a esquerda brasileira, companheiros como Eduardo Suplicy, vários partidos, e muitas personalidades defendiam que ele ficasse aqui. Eu mantive ele aqui porque o meu ministro entendia que ele era inocente”, disse o ex-presidente.

Segundo Lula, a confissão dos crimes na Itália o deixou frustrado. “Quando ele foi preso e confessou, houve uma frustração para mim porque ele comprometeu um governo que tinha uma relação extraordinária com toda a esquerda europeia e não poderia ter mentido para quem pelo menos estava querendo acreditar nele”, afirmou o petista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Caminhão com casal de idosos tomba após carreta forçar ultrapassagem na BR-262

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Operação em roças clandestinas da fronteira com MS elimina 63 toneladas de maconha

Últimas Notícias

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda

MidiaMAIS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Daniel Palomares, 51 anos, sempre sonhou em viajar de carro aos EUA

MidiaMAIS

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Voluntários buscam quebrar inseguranças com a doação que salva vidas