Pular para o conteúdo
Brasil

Justiça Federal no RJ suspende trechos de decreto presidencial que prevê atividades religiosas e lotéricas

A Justiça Federal no Rio de Janeiro suspendeu os efeitos do decreto do presidente Jair Bolsonaro definindo como serviço público essencial atividades religiosas e o funcionamento de casas lotéricas. A decisão desta sexta-feira (27) é da 1ª Vara Federal de Duque de Caxias. As informações são do G1. A determinação atende a pedido do Ministério […]
Arquivo -

A no suspendeu os efeitos do decreto do presidente Jair Bolsonaro definindo como serviço público essencial atividades religiosas e o funcionamento de casas lotéricas. A decisão desta sexta-feira (27) é da 1ª Vara Federal de Duque de Caxias. As informações são do G1.

A determinação atende a pedido do Ministério Público Federal para que as atividades religiosas e o funcionamento de lotéricas fossem suspensos enquanto durar o período de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus.

“O acesso a igrejas, templos religiosos e lotéricas estimula a aglomeração e circulação de pessoas”, escreveu o juiz federal substituto Márcio Santoro Rocha.

Na determinação, o magistrado também ordena que a União “se abstenha de editar novos decretos que tratem de atividades e serviços essenciais sem observar a Lei 7.783/1989 e as recomendações técnicas e científicas dispostas no art. 3º, § 1º da Lei 13.979/2020 sob pena de multa de R$ 100 mil”.

A decisão também se estende ao Município de Duque de Caxias, que deverá se abster de tomar qualquer medida que envolvam atividades religiosas ou funcionamento de lotéricas. Caso descumpra a ordem, a prefeitura da cidade também será multada em R$ 100 mil.

Na quinta-feira (26), Bolsonaro editou um decreto tornando essas atividades essenciais em meio à pandemia. Ao encaixá-las nessa categoria, o presidente definiu que elas poderiam continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus.

O decreto presidencial, porém, faz uma ressalva em relação aos cultos: segundo o texto publicado no “Diário Oficial da União”, o funcionamento da “atividade religiosa de qualquer natureza” deverá obedecer as “determinações do Ministério da Saúde”.

“O decreto coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento e achatamento de curva de casos de coronavírus. É necessário conter essa extrapolação atual e assegurar que não sejam editadas medidas ainda mais ampliativas no futuro”, afirmou o procurador da República Julio José Araujo Junior, autor da ação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
missa

Relíquia de Carlo Acutis, fio de cabelo do ‘santo da geração millennial’ causa emoção na Paróquia São Francisco

“Sete de setembro faz parte da reflexão sobre a nossa história”, diz Riedel após desfile

vagas Colégio Militar de Campo Grande

Ainda dá tempo: Inscrições para o Colégio Militar de Campo Grande seguem abertas

Motociclista perde controle direção, bate em poste e morre em Corumbá

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

santa casa hospitais

Atropelada por carro em Maracaju morre após dois meses internada na Santa Casa

Últimas Notícias

Polícia

Tentativa de abordagem de motociclista termina com PM atropelado no Tiradentes

Homem de 18 anos também foi atendido no local

Trânsito

Motociclista morre em colisão contra carro no bairro Pioneiros

Vítima foi identificada como Elton de Paula Varga, de 29 anos

Polícia

Réu por assassinato de locatário não tem data para ir a júri popular em Campo Grande

O crime ocorreu no dia 8 de setembro do ano passado

Cotidiano

GALERIA: confira as fotografias do desfile cívico-militar do Dia da Independência

Arquibancadas lotadas, com diversas pessoas trajadas de vestido e amarelo, marcaram o tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência, neste domingo (7). O evento teve mais de duas horas de programação no Centro de Campo Grande. O desfile começou por volta das 8h30 da manhã, com o acendimento da Pira da Chama Eterna e hasteamento … Continued