Autoridades investigam a veracidade da denúncia que consta em um boletim de ocorrência que se espalhou pela nesta segunda-feira (23). No documento, cuja veracidade de registro, mas não de texto, foi confirmada pela Polícia Militar (PM), há o relato da “chegada de dezenas de corpos” em uma funerária do Bairro Nova Gameleira, Região Oeste de , em um curto intervalo de tempo. As informações são do Jornal Estado de Minas.

Segundo as pessoas ouvidas pela PM, os mortos teriam diagnóstico de problemas respiratórios, o que chama a atenção para a pandemia da COVID-19, provocada pelo novo coronavírus. No entanto, segundo a Polícia Militar, pelo menos uma das informações relatadas no BO não é verdadeira. A Secretaria de Estado da Saúde afirma não ter o registro de óbitos em até o momento.

Segundo o documento, o registro foi feito nesse domingo, dia 22, pouco antes das 22h. Consta no histórico que, durante patrulhamento, militares receberam uma denúncia anônima sobre a chegada de dezenas de corpos a uma funerária do bairro nas 48 horas anteriores, e que a maioria seria de pessoas diagnosticadas com sintomas da COVID-19. Além disso, os corpos estariam sendo analisados por estudantes de tanatologia.

Os policiais foram até o endereço, sendo recebidos pelo gerente. Consta no boletim de ocorrência que ele relatou uma quantidade elevada de corpos no local, acima da rotina, e que a maioria das declarações de óbito listava problemas respiratórios, como “insuficiência respiratória aguda” e pneumonia. O homem teria também conferido os documentos, cujos números são citados na ocorrência.

Os corpos, segundo ele, teriam vindo de municípios da Grande BH, da Região Central e também da capital, um deles, segundo o homem, de um paciente que estava no Hospital da Polícia Militar. Os estudantes citados na denúncia teriam sido liberados.