O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal e Territórios deflagrou na manhã desta quinta-feira (23), a operação Alto Escalão que investiga um esquema de pagamento de propina no âmbito de compra de feita pela Secretaria de Saúde do em 2014. Entre os alvos das buscas estão o ex-governador Agnelo Queiroz (2011-2015) e o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa.

A Promotoria cumpriu mais 13 mandados de busca e apreensão. A operação é um desdobramento da Operação Check-Out, deflagrada inicialmente em julho de 2018.

Segundo os investigadores, para que a compra dos leitos fosse efetivada, o dono da empresa Hospimetal pagou R$ 462 mil a agentes que atuariam em nome de ex-ocupantes de cargos do alto escalão do Governo do Distrito Federal. O valor equivale a 10% do montante total do contrato.

“A vantagem indevida teria sido paga por meio de um contrato fictício de publicidade e marketing firmado entre a empresa que pretendia vender seus produtos à Secretaria de Saúde do DF e o Instituto Brasília pra o Bem-Estar do Servidor – IBESP”, afirmou a Promotoria em nota.

O MP-DFT apontou ainda que a investigação sobre o esquema já resultou em oferecimento de denúncia contra e o proprietário da referida empresa. De acordo com os investigadores, os novos fatos sob apuração foram “revelados em colaboração premiada e identificados após a realização de investigações e diligências independentes, além de provas obtidas do processo original”.