Pular para o conteúdo
Brasil

Estados Unidos elevam alerta de segurança para viagens ao Brasil

O Departamento de Estado dos Estados Unidos elevou o nível de alerta para turistas que viajam para o Brasil e para aqueles que visitam determinadas áreas, como favelas, áreas de fronteira e algumas regiões administrativas do Distrito Federal. A medida foi tomada devido ao aumento do risco de crimes. De acordo com as recomendações de viagem divulgadas […]
Arquivo -
(Brenno Carvalho / Agência O Globo)
(Brenno Carvalho / Agência O Globo)

O Departamento de Estado dos elevou o nível de alerta para turistas que viajam para o Brasil e para aqueles que visitam determinadas áreas, como favelas, áreas de fronteira e algumas regiões administrativas do Distrito Federal. A medida foi tomada devido ao aumento do risco de crimes.

De acordo com as recomendações de viagem divulgadas hoje (14), o alerta de segurança para o Brasil é nível 2, em que é recomendado aumentar cautela. Os níveis vão de 1 a 4. No caso das áreas especificadas, o nível sobre para 4, em que o governo norte-americano não recomenda a viagem. Funcionários do governo dos Estados Unidos também só podem visitar esses locais com autorização prévia.

O comunicado aconselha aos turistas a não visitarem “empreendimentos informais de habitação (comumente referidos no Brasil como favelas, vilas, comunidades e/ou conglomerados) a qualquer hora do dia devido a crimes”, nem mesmo em uma visita guiada. De acordo com o órgão, mesmo nessas comunidades que a polícia ou os governos locais consideram seguros, a situação pode mudar rapidamente e sem aviso prévio. A cautela também se estende às áreas próximas, já que “ocasionalmente, os combates entre gangues e os confrontos com a polícia ultrapassam os limites dessas comunidades.”

Distrito Federal

Segundo o Departamento de Estado, também não é aconselhado a ida de turistas para as regiões administrativas (conhecidas como cidades satélites) de Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá, todas no Distrito Federal, durante a noite.

A orientação também vale para regiões a menos de 150 quilômetros da fronteira do Brasil com a Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Paraguai. O alerta não se aplica, entretanto, a viagens ao Parque Nacional de Foz do Iguaçu e ao Parque Nacional do Pantanal.

Ainda de acordo com o comunicado, no Brasil “crimes violentos, como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carros, são comuns nas áreas urbanas, dia e noite. A atividade de gangues e o crime organizado é generalizada. Assaltos são comuns. Os funcionários do governo dos EUA são desencorajados a usar ônibus públicos municipais em todas as partes do Brasil devido ao risco elevado de assalto e agressão a qualquer hora do dia e, especialmente, à noite”.

Caso o turista decida viajar para o Brasil, o órgão orienta, por exemplo, a estar atento ao entorno e ter mais cuidado em áreas isoladas; não resistir a tentativas de assalto; não caminhar nas praias depois de escurecer; não exibir sinais de riqueza, como relógios ou joias caras; ser extremamente em bancos ou caixas eletrônicos; e ter cuidado no transporte público, especialmente à noite. “Os passageiros enfrentam um risco elevado de roubo ou assalto usando transporte público de ônibus municipal em todo o Brasil”, diz a recomendação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hospital auxiliadora tres lagoas

Atropelado por motorista de ônibus na MS-444 morre em hospital de Três Lagoas

Quarta-feira será de baixa umidade do ar e máxima de 38°C em MS

Imagem ilustrativa

Grávida é espancada e foge de marido pulando cerca de casa em Paranaíba

Suspeito de três assassinatos e morte de jovem com 15 tiros por traição é preso em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

saude bastidores reunião

[ BASTIDORES ] Reunião às pressas após prisão de prefeito

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Campo Grande tem 1,3 mil vagas de emprego abertas na Funsat nesta quarta-feira (10)

São oportunidades para trabalhar em 140 profissões diferentes, sendo que a maioria não exige experiência para ingressar no serviço

Cotidiano

Procon-MS leva atendimentos para o Centro de Campo Grande

Serviço acontece nesta quarta e quinta-feira, em frenta o Pátio Central Shopping

Famosos

Assumiu? Zé Felipe é flagrado em churrasco na casa da família de Ana Castela

Zé Felipe participou de uma reunião intimista com a família de Ana Castela e reforçou os rumores de um possível romance

Polícia

Procurado no Brasil por estupro, estudante de medicina é preso e expulso do Paraguai

Rapaz tinha um mandado de prisão internacional