A Unica (União da de Cana-de-Açúcar) anunciou hoje (20) que firmou parceria com a ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos) e o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes), para distribuir o álcool 70% que será produzidos por usinas voluntárias. A produção deve acontecer após a autorização da (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o álcool em gel está em falta em vários comércios do país. Conforme a Agência Brasil, o presidente da Unica, Evandro Gussi, explicou as usinas vão distribuir o insumo tanto na solução líquida, que serve para a limpeza dos ambientes, como o em gel, usados para desinfectar as mãos.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o produto vai para as universidades federais de Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas. No Espírito Santo, é a indústria química local que vai receber e processar esses produtos. No , os laboratórios da e do Exército receberão também partes do produto. Em , a Fundação do Remédio Popular (Furpi) e a Natura, entre outras empresas privadas, vão receber esse material, processá-lo e, por meio das secretarias estaduais e municipais de saúde, farão a distribuição.

“Elas vão fazer o processamento e o envazamento, colocando em embalagens menores. Daí as secretarias, com parceiros menores, fazem a distribuição”, explicou.

Os materiais vão atender demanda dos serviços de saúde pública como hospitais, unidades básicas e hospitais filantrópicos. “Toda a rede do SUS, porque o álcool 70 líquido é um excepcional agente de desinfecção. E nós sabemos que as superfícies, pisos, mesas, maçanetas de portas e tantas outras precisam ser hoje limpas muito mais do que originariamente se fazia. O consumo aumenta exponencialmente”, finalizou.