Pular para o conteúdo
Brasil

Divórcios crescem 18,7% no terceiro mês de isolamento na pandemia

O número de casais que oficializaram a separação vem crescendo ao longo dos últimos meses do isolamento social imposto pela pandemia da covid-19. Um levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB) aponta que os divórcios consensuais cresceram 18,7% entre maio e junho deste ano. Em números absolutos, as dissoluções matrimoniais formalizadas passaram de 4.471 em […]
Arquivo -

O número de casais que oficializaram a separação vem crescendo ao longo dos últimos meses do imposto pela pandemia da covid-19. Um levantamento do Colégio Notarial do Brasil (CNB) aponta que os divórcios consensuais cresceram 18,7% entre maio e junho deste ano.

Em números absolutos, as dissoluções matrimoniais formalizadas passaram de 4.471 em maio para 5.306 no mês seguinte. O aumento foi registrado em 24 Estados, com destaque para o Amazonas (133%), Piauí (122%), (80%), Maranhão (79%), Acre (71%) (55%) e (50%).

O aumento dos divórcios coincide com a autorização nacional para que os atos notariais de escrituras – divórcios, inventários, partilhas, compra e venda, doação – e procurações possam ser feitos de forma remota pelos cartórios. O provimento, editado pela Corregedoria Nacional de Justiça, entrou em vigor em junho deste ano.

Nos dois primeiro meses da pandemia, o número de atos praticados em cartórios caiu em razão de restrições ou redução de horário de funcionamento online e presencial dos cartórios, além da diminuição das equipes. Em maio, os atendimentos foram retomados e em junho consolidados, segundo informou o CNB.

“Muitos atos notariais, não só os divórcios, mas também as escrituras de compra e venda de imóveis, estavam represados em razão da pandemia e do isolamento social, e a autorização para a prática de atos online destravou esta barreira, fazendo com o que o fluxo dos negócios jurídicos e da formalização da vontade das partes pudesse voltar a ser feito, agora também de forma online, mas com a mesma segurança que o ato praticado presencialmente em Cartório”, explica a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Giselle Oliveira de Barros.

Para realizar o divórcio em cartório, o casal deve estar em consenso e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado online, por computador ou celular, em videoconferência conduzida por um tabelião.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Depois de 16 anos fora da Copa, Paraguai se classifica e presidente decreta feriado nacional

Briga por partida de dominó acaba com homem morto a facadas no peito em Paranaíba

Falsa ameaça de bomba fechou uma das pistas do Aeroporto Internacional do Galeão

1961 – Nasce Nelsinho Trad, prefeito de Campo Grande e senador da República

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

sessão

[ BASTIDORES ] Vazio presencial chamou atenção em sessão

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é sequestrada e torturada por dupla após sumiço de celular no Itamaracá em Campo Grande

Vítima foi internada na Santa Casa com vários hematomas

Cotidiano

Funsat fecha semana com 1,6 mil vagas em Campo Grande

Cerca de 197 empresas estão com seleção aberta nesta sexta-feira (5)

Cotidiano

Com chance de chuva nesta sexta-feira, MS terá contraste nas temperaturas

Fim de semana terá queda e aumento gradual de temperatura

Polícia

Jovem acorda com tio nu ao lado de cama e homem é preso por importunação sexual 

Homem puxou sobrinha pelo braço e tocou em seu corpo