Pular para o conteúdo
Brasil

Coronavírus: MPF recomenda cancelamento de passagens aéreas sem taxas e multas

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que expeça ato normativo que assegure aos consumidores a possibilidade de cancelamento sem ônus de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo novo coronavírus (Covid-19). No entendimento do MPF, a cobrança de taxas e multas, em situações de emergência mundial […]
Arquivo -

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que expeça ato normativo que assegure aos consumidores a possibilidade de cancelamento sem ônus de passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo novo coronavírus (Covid-19).

No entendimento do MPF, a cobrança de taxas e multas, em situações de emergência mundial em saúde, é prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

A medida deve atender clientes de companhias aéreas que tenham adquirido passagens até 9 de março (data de assinatura da recomendação), tendo como origem os aeroportos do Brasil. Além disso, deve garantir também a possibilidade de remarcação de viagens para a utilização de passagens no prazo de até 12 meses.

O MPF quer ainda que as companhias aéreas devolvam valores eventualmente cobrados a título de multas ou taxas a todos os consumidores no Brasil que já solicitaram o cancelamento de passagens em função da epidemia. A recomendação foi expedida com base em inquérito civil que tramita no Ministério Público Federal no Ceará para acompanhar a propagação do coronavírus.

Titular da investigação, a procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues argumenta que o Código de Defesa do Consumidor prevê, como direito básico do consumidor, a revisão de cláusulas contratuais devido a fatos supervenientes, como é o caso da situação atual de enfrentamento da emergência de saúde pública. “Mesmo não sendo de responsabilidade das empresas o fato extraordinário, a vulnerabilidade do consumidor nessas relações de consumo autoriza tal medida”, disse.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro, Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), dado o grau de avanço dos casos de contaminação pelo Covid-19. O Brasil seguiu o mesmo caminho. Em 3 de fevereiro, o Ministério da Saúde decretou de Saúde Pública de Importância Nacional com a publicação da Portaria MS nº 188.

Situação do Covid-19 no Brasil

No país, de acordo o Ministério da Saúde, dados divulgados nessa terça-feira (10), ao todo, são 34 casos confirmados em todo o país, sendo seis por transmissão local, cinco em e um na Bahia, e 28 casos importados. Atualmente, são monitorados 893 casos suspeitos e outros 780 já foram descartados. De acordo com a pasta, os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe denuncia falta de atendimento odontológico após defeito em equipamento na USF Paulo Coelho Machado 

Simulado que contribui para gestão da rede de ensino é aplicado em Campo Grande

Pai é absolvido e filho condenado a 14 anos de prisão por morte de jovem com tiro na cabeça no Danúbio Azul

Fux vota por condenar Cid por tentativa de abolição da democracia

Notícias mais lidas agora

Quatro dias antes de ser preso por corrupção, prefeito de Terenos foi homenageado pela PM

ana portela relatório

Relatório final da CPI do Consórcio Guaicurus é aprovado por unanimidade, diz vereadora

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

VÍDEO: Passageiro de moto ‘voa’ ao ser atingido por carro em cruzamento do São Francisco

Últimas Notícias

Brasil

Câmara aprova urgência de PL para empresas de app concederem vale-alimentação a entregadores

Projeto torna obrigatório empresas a conceder R$ 20 de crédito por meio da plataforma digital que o entregador esteja vinculado

Polícia

VÍDEO: cliente esconde celular e furta aparelho esquecido em caixa de supermercado

Imagens mostram que o momento em que a mulher, que estava atrás na fila, pega o celular deixado no caixa, esconde e vai embora levando o aparelho

Mundo

Trump diz que o conservador Charlie Kirk faleceu após ser baleado

Ativista foi atingindo durante evento em universidade dos EUA

Política

PL para levar Escola Cívico-Metropolitana para a Reme deve ser engavetado após acordo com a ACP

Categoria da educação emitiu nota de repúdio contra projeto que previa implementação do modelo na rede de ensino da Capital