Pular para o conteúdo
Brasil

Cientista da Fiocruz alerta que há mortes de Covid-19 sem diagnóstico no SUS

Em entrevista concedida ao jornal O Globo, a pneumologista Margareth Dalcomo – da escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz -, sustentou que brasileiros já estão morrendo por coronavírus no Brasil sem diagnóstico na saúde pública, uma vez que não há testes para todos os que apresentam os sintomas do Covid-19. Ela defendeu o […]
Arquivo -

Em entrevista concedida ao jornal O Globo, a pneumologista Margareth Dalcomo – da escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da -, sustentou que brasileiros já estão morrendo por coronavírus no Brasil sem diagnóstico na saúde pública, uma vez que não há testes para todos os que apresentam os sintomas do Covid-19. Ela defendeu o isolamento radical e diz temer uma explosão do número de mortos em áreas carentes.

Margareth explicou que, por sabermos pouco do novo vírus, é preciso isolar as pessoas. “No Brasil, a Covid-19, até o momento, tem atacado adultos com menos de 50 anos com a ferocidade com que afeta os idosos na Itália”. Ela disse ainda que, nos casos mais graves, o coronavírus pode desenvolver uma inflamação generalizada prematura, que começa como uma gripe, mas acaba como a sépsis, ou inflamação generalizada.

Casos graves de coronavírus correspondem a cerca de 10% dos infectados, segundo Margareth, que levantou preocupações sobre o grau da sequela que eles podem sofrer. Além disso ela afirmou que a rede pública não têm respiradores suficientes para suprir a demanda iminente.

Campo Grande

Na capital, há a recusa da realização de testes em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes jovens que não estariam na zona de risco, mesmo apresentando os sintomas típicos da doença. O esteticista Patrick, Max, 25, disse ao Midiamax que após chegar de uma viagem passando pela e no começo do mês, voltou a com febre, tosse, dificuldade de respirar e chegou a desmaiar em uma das unidade de saúde, mas, como não havia testes e ele era jovem, não havia como testá-lo.

De acordo com o Ministério de Saúde, todo o conta com 1.200 testes, mas há a previsão de reabastecimento. A pasta encomendou 22,9 milhões de testes que serão distribuídas na rede pública de todo o país.

A ideia é utilizar a estratégia para cidades com mais de 500 mil habitantes e, segundo o Governo Federal, pode ser uma ferramenta, por exemplo, para conter surtos, isolando os pacientes infectados pelo Covid-19. Procurado pela reportagem, o Secretário de Saúde disse que falará sobre o assunto esta tarde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho sobre vila em que tio foi morto e Emanuelly vivia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro