Pular para o conteúdo
Brasil

Canadá aprova vacina da Pfizer e deverá começará a imunizar na próxima semana

O Canadá aprovou nesta quarta-feira, 9, a primeira vacina para a covid-19, abrindo caminho para que as doses produzidas pela Pfizer e BioNTech sejam distribuídas e administradas em todo o país. O Canadá é o terceiro, depois do Reino Unido e do Bahrein, a dar luz verde à imunização e já havia sinalizado que pode começar a […]
Arquivo -
O Canadá aprovou nesta quarta-feira, 9, a primeira para a covid-19, abrindo caminho para que as doses produzidas pela  e BioNTech sejam distribuídas e administradas em todo o país. O Canadá é o terceiro, depois do e do Bahrein, a dar luz verde à imunização e já havia sinalizado que pode começar a campanha na próxima semana.

O Canadá tem um sistema temporário de revisão acelerada de medicamentos muito semelhante às autorizações de uso de emergência da Agência de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA, na sigla em inglês).

“A aprovação da vacina é apoiada por evidências de que é segura, eficaz e de boa qualidade”, disse a agência reguladora Health Canada em um comunicado. A vacina foi inicialmente autorizada para uso em pessoas com 16 anos de idade ou mais.

A notícia chega um dia antes de um painel de consultores do FDA revisar e recomendar se a agência dos EUA deve autorizar o uso da vacina Pfizer, e um dia depois de os cidadãos do Reino Unido se tornarem os primeiros no mundo a tomar as vacinas fora dos testes clínicos.

O Canadá receberá um embarque antecipado de até 249 mil doses da vacina da Pfizer este ano. A província de Saskatchewan disse nesta quarta-feira que espera receber doses suficientes para 1 950 pessoas até terça-feira para inocular profissionais de saúde em contato direto com pacientes contaminados pela covid-19.

“A decisão de hoje da Health Canada é um momento histórico em nossa luta coletiva contra a pandemia e é um grande passo para o retorno à normalidade no Canadá”, disse Cole Pinnow, presidente da Pfizer Canada, em um comunicado.

O premier de Quebec, François Legault, disse que a vacina recém-aprovada ajudará a aliviar a pressão sobre a hospitais congestionados da província quando pessoas vulneráveis, como profissionais de saúde, junto com residentes de lares de idosos e cuidados de longa duração instalações forem inoculados.”Assim que esses três grupos forem vacinados, a situação vai melhorar muito “, disse ele a repórteres. Quebec espera 55.000 doses da vacina a partir de agora até o dia 4 de janeiro e 1,3 milhão de doses de agora até 31 de março.

Canadá pode receber até 76 milhões de doses da vacina da Pfizer

O Reino Unido, em 2 de dezembro, foi o primeiro a aprovar a vacina de duas doses da Pfizer, que foi 95% eficaz na prevenção de doenças em um grande ensaio clínico.

Pfizer é responsável pelo envio de sua vacina, que requer armazenamento ultrafrio, para armazéns em todo o Canadá. O país tem um pedido de 20 milhões de doses da vacina, o suficiente para inocular 10 milhões de pessoas, com opção de compra de até 56 milhões a mais.

Na maior parte, os sistemas de saúde provinciais e territoriais administrarão a vacina, gratuitamente, em todo o país. Eles terão a palavra final sobre como usar os escassos suprimentos iniciais em suas jurisdições.

De acordo com a orientação preliminar publicada pelo governo federal no início de novembro, as pessoas vulneráveis ??e aqueles que cuidam delas têm alta prioridade, incluindo residentes de longa permanência e alguns profissionais de saúde

Os reguladores receberam aplicações contínuas para três outras vacinas experimentais, da Moderna Inc, AstraZeneca e Johnson & Johnson.

Destas, a vacina da Moderna está mais adiantada, tendo completado testes essenciais que mostram que é 94,1% eficaz na prevenção de doenças e 100% na prevenção de covid-19 grave.

Autoridades disseram que esperam receber seis milhões de doses das vacinas Pfizer e Moderna antes do final de março de 2021. Cada vacina requer duas doses administradas com cerca de três semanas de intervalo. (Com agências internacionais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

TJMS lança campanha ‘Seja um Jurado Voluntário’

Caminhonete com duas toneladas de drogas colide com carreta durante perseguição

Capotamento mata mulher, deixa idoso e adolescente feridos na MS-465

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

PM e Vigilância Sanitária fazem operação em ferros-velhos na região da Nhanhá

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1943 – Criado o território federal de Ponta Porã

Território compreendia os municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Dourados, Miranda, Nioaque e Maracaju

Polícia

Líder do PCC, Piloto é condenado por assassinato de jovem ocorrido em cadeia no Paraguai

O crime teria sido cometido para impedir a extradição de Piloto para o Brasil

Cotidiano

VÍDEO: moradores de assentamento combatem incêndios em vegetação

As chamas se iniciaram por volta das 15 horas

Polícia

PRF e PM apreendem 1,3 tonelada de maconha após fuga na BR-267

No carro foram encontrados os tabletes de maconha