Pular para o conteúdo
Brasil

Brasil tem 422 mil médicos aptos a atuar no combate à covid-19

Levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgado nesta terça-feira (9), aponta que o País tem 422 mil médicos, com idade inferior a 60 anos, ou seja, aptos ao atendimento de pacientes com covid-19, desde que não apresentem comorbidades (doenças graves). Ao todo, o Brasil tem 523 mil médicos em atuação. Somente de janeiro […]
Arquivo -

Levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgado nesta terça-feira (9), aponta que o País tem 422 mil médicos, com idade inferior a 60 anos, ou seja, aptos ao atendimento de pacientes com covid-19, desde que não apresentem comorbidades (doenças graves). Ao todo, o Brasil tem 523 mil médicos em atuação. Brasil tem 422 mil médicos aptos a atuar no combate à covid-19

Somente de janeiro a maio deste ano, 9.653 novos médicos concluíram a no país. Os estados de , e Minas Gerais se concentram 37,1% desse total. Os dados fazem parte do estudo Demografia Médica no Brasil, desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A pesquisa indica que o aumento de novos médicos, apenas nos primeiros cinco meses de 2020, reflete a tendência de crescimento desse contingente de profissionais no país, nos últimos anos. Desde 2000, 280.948 médicos se formaram dentro do Brasil. Segundo o CFM, a população médica aumentou em 251.364 profissionais, no período, descontando baixas nos cadastros por motivos como aposentadoria, óbito e cancelamento.

Escolas médicas

Atualmente, o país tem 341 escolas médicas em funcionamento, das quais 162 (47,5%) iniciaram suas primeiras turmas entre os anos de 2011 e 2019.  O número total de vagas estimado em fevereiro era próximo de 36 mil vagas (de primeiro ano).

De acordo com CFM, o aumento recente do número de novos médicos de médicos tem impacto na evolução da razão médicos por mil habitantes, indicador usado em comparações regionais. O Brasil passou a ter 2,5 médicos por 1.000 habitantes. Essa razão é superior ao registrado na Coreia (2,3), Polônia (2,4), Japão (2,4) e México (2,4) e ligeiramente abaixo dos Estados Unidos (2,6), Canadá (2,8) e Reino Unido (2,9).

Internamente, os dados mostram que a distribuição dos médicos brasileiros é desigual entre os estados. Há pelos menos oito estados com razão de profissionais por 1.000 habitantes igual ou superior ao índice brasileiro: Paraná (2,5), Minas Gerais (2,6), (2,6), Espírito Santo (2,7), Rio Grande do Sul (2,9), São Paulo (3,2), Rio de Janeiro (3,7) e Distrito Federal (5,1).

Voluntários

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 mil profissionais da área se cadastraram no programa Brasil Conta Comigo e se apresentaram como voluntários para ajudar no atendimento da população. Desse total, mais de 50% estavam concentrados em São Paulo (19,6%), Minas Gerais (12,9%), Rio Grande do Sul (10,3%), Paraná (6,5%) e Rio de Janeiro (6,2%). Além desses estados, houve adesão significativa em Santa Catarina, Bahia, Distrito Federal, Ceará, , Goiás e Espírito Santo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Notas falsas de R$ 200 circulam na fronteira com MS e deixam comerciantes em alerta

Lembra dele? Criança que nasceu de mãe com morte cerebral aguarda há três anos tratamento para andar

adriane

Comitê Gestor de Saúde integra plano de reforma administrativa, diz Adriane Lopes

Quem era o turista argentino encontrado morto no Rio de Janeiro

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

PM

Para-brisa de viatura é quebrado durante briga generalizada no Jardim Noroeste

Últimas Notícias

Brasil

Novas drogas circulam no Brasil; uma delas 25 vezes mais forte que fentanil

Drogas agem rápido no organismo com risco iminente a morte

Emprego e Concurso

‘Dia D da Empregabilidade’ ofertará mais de 200 vagas exclusivas para PCDs; confira

As vagas abrangem diversas áreas e setores da economia

Cotidiano

Pescador ferroado por cachara passa bem após cirurgia na Santa Casa de Campo Grande

O morador de Aquidauana está em recuperação, sem riscos de perder o braço ou outras complicações

Transparência

Bairro em Ponta Porã ganhará drenagem e asfalto por R$ 4,58 milhões

Maracaju Engenharia e Empreendimentos LTDA terá um ano para concluir a obra