O presidente Jair Bolsonaro levantou dúvidas sobre a eficácia da patrocinada pelo governador de , João Doria (PSDB) nesta última quinta-feira (24).

“A eficácia daquela vacina em São Paulo parece que está lá embaixo, né?”, disse Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. “Não vou divulgar porcentual aqui porque se eu errar 0,001% eu vou apanhar da mídia, mas parece que o porcentual tá lá embaixo levando-se em consideração a outra”, destacou.

Nesta semana, o governo de São Paulo e o Instituto Butantan anunciaram que a Coronavac, desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, superou o índice mínimo de eficácia exigido pelas agências regulatórias (50%).

Os órgãos, porém, não apresentaram o porcentual exato de eficácia do imunizante nem os demais dados do estudo final. A justificativa para o novo atraso na divulgação das informações foi a de que a Sinovac solicitou a base de dados para mais análises.

Bolsonaro reforçou mais uma vez que o vai comprar as vacinas que forem registradas pela Anvisa (Agência Nacional de ).

Por outro lado, o presidente defendeu a aplicação opcional na população e disse que, se houver efeito colateral, as pessoas precisam “ir pra cima” de um governador que queira obrigar a aplicação, em um referência a Doria.

(com informações do portal de notícias Isto É)