Pular para o conteúdo
Brasil

Após crítica de Bolsonaro, presidente da OAB diz que exame protege o cidadão

Depois de o presidente Jair Bolsonaro dizer que a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não existiria se dependesse dele, o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, afirmou que o exame é uma forma de proteger o próprio cidadão. A prova da Ordem, segundo Santa Cruz, mede a capacidade jurídica do candidato a […]
Arquivo -

Depois de o presidente Jair Bolsonaro dizer que a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não existiria se dependesse dele, o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, afirmou que o exame é uma forma de proteger o próprio cidadão. A prova da Ordem, segundo Santa Cruz, mede a capacidade jurídica do candidato a advogado, que é o “defensor dos direitos elementares” da população.

Mais cedo, em tom de crítica, Bolsonaro afirmou que, se dependesse dele, a carteirinha da OAB não seria exigida para advogar. “Não pode a pessoa se formar e não poder trabalhar”, disse o presidente a um apoiador, diante do Palácio da Alvorada. A declaração foi feita após um simpatizante de Bolsonaro formado em Direito comentar que estava atuando como motorista de aplicativo enquanto aguardava para fazer a prova da OAB.

“O exame de Ordem tem como finalidade atestar a capacidade jurídica dos formandos em Direito, para proteção do próprio cidadão, que tem no advogado o defensor dos seus direitos elementares: do direito à vida, à saúde, à defesa, à propriedade”, disse Santa Cruz ao Estadão/Broadcast. O presidente da OAB destacou que a prova estabelece critérios básicos de conhecimento para exercício objetivo da profissão e defesa da cidadania.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro se mostrou contra a existência do exame da OAB. Desde que era , ele tem criticado a obrigatoriedade da prova. Em maio, Bolsonaro chegou a comparar o exame a um “-níquel”. Quando era parlamentar, propôs, em 2007, um projeto de lei pedindo a extinção do exame. O texto foi apensado a outros e chegou a ser arquivado três vezes. No momento, continua parado na Câmara.

Santa Cruz afirmou, ainda, que a exigência da carteira de advogado é necessária diante da quantidade e pouca qualidade de cursos superiores de Direito. “A exigência (da prova) se faz ainda mais indispensável diante da falta de critérios do Ministério da Educação para impedir a proliferação indiscriminada de cursos de Direito no País, o que tem permitido o funcionamento de cursos sem qualquer qualidade, com a consequente formação de bacharéis que não conseguem ter a mínima qualificação necessária”, disse ele.

De acordo com a OAB, porém, as tentativas de diálogo com o MEC sobre o assunto até agora foram ineficazes. “É contra essa situação que o governo precisa agir, com urgência”, argumentou Santa Cruz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trabalhadores sul-coreanos retornam para casa após detenção em operação migratória dos EUA

VÍDEO: Em 30 segundos, ladrão furta moto comprada há menos de um mês

Família de venezuelanos que estava comercializando galinhas na Afonso pena recebe acolhimento

Corrupção em Terenos: Engenheiro que ganhava 3% sobre medições fraudulentas é preso

Notícias mais lidas agora

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Bolsonaristas reagem “a condenação por tentativa de golpe: ‘Isso não é justiça, é perseguição’

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: reservatório de água rompe e inunda rua no Núcleo Habitacional Buriti

A situação foi registrada por moradores da região e por pacientes da UBS

Brasil

STF deve abrir prazo para recursos de Bolsonaro e dos outros sete réus em outubro

Leitura da ata do julgamento está prevista para o dia 23 de setembro

Brasil

Carlos Bolsonaro ironiza Mauro Cid após condenação no STF

Vereador do Rio de Janeiro parabenizou ex-ajudante de ordens e afirmou que o delator fez "história"

MidiaMAIS

Templo Budista de Campo Grande realiza celebrações e feirinha neste domingo

Feirinha do Templo acontece das 13h às 17h, oferecendo comidas, artesanatos e produtos locais