Pular para o conteúdo
Brasil

‘Aos primeiros sintomas, procure um médico’: Bolsonaro orienta sobre como agir com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais uma orientação para os pacientes que apresentarem os primeiros sintomas de coronavírus nesta quinta-feira (19). Bolsonaro recomenda que os pacientes não aguardem pela falta de ar para procurar atendimento médico. A recomendação acontece um dia depois que o Ministério da Saúde apagou tuíte sobre isolamento social como […]
Arquivo -

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais uma orientação para os pacientes que apresentarem os primeiros sintomas de coronavírus nesta quinta-feira (19). Bolsonaro recomenda que os pacientes não aguardem pela falta de ar para procurar atendimento médico. A recomendação acontece um dia depois que o apagou tuíte sobre como principal prevenção à .

Na postagem, o presidente orienta que pacientes procurem atendimento logo nos primeiros sintomas, para tratamento precoce. “Não espere sentir falta de ar para tomar essa decisão de procurar um médico e iniciar o tratamento precoce. O Brasil é um dos países que tem o maior número de recuperados da Covid-19”, disse.

O presidente não mencionou o isolamento social, uma das medidas mais recomendadas pelos profissionais da saúde para prevenção ao coronavírus. No post, Bolsonaro ainda destacou uma frase pronunciada durante um evento, que vai contra a recomendação de isolamento social. 

“Quero dizer aos trabalhadores do campo: graças a vocês, que não pararam, nós da cidade continuamos sobrevivendo. Se o ‘fique em casa’ fosse aplicado no campo, teríamos desabastecimento, fome, miséria e problemas sociais”.

Vale lembrar que o ‘fique em casa’ era uma das principais orientações do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. O discurso de Mandetta distoava das falas do presidente Bolsonaro, que chegou a dizer que o coronavírus era apenas uma ‘gripezinha’. Após oito meses de pandemia, o Brasil já tem 167.526 óbitos e 5.947.464 diagnósticos positivos para  Covid-19, segundo levantamento feito pelo consórcio dos veículos de imprensa.

Diagnóstico precoce pode evitar mortes

Se no início da pandemia a recomendação era que o paciente aguardasse por sintomas mais graves, como dificuldade para respirar ou febre, antes de procurar atendimento, a orientações mudaram conforme a doença foi se tornando mais conhecida.

O infectologista Julio Croda, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) explica que o paciente pode procurar atendimento assim que perceber os primeiros sintomas, mesmo que sejam leves. “Recomendação é procurar atendimento porque tem a hipoxemia silenciosa, que não era conhecida no passado”, explica.

A hipoxemia silenciosa acontece quando pacientes com coronavírus não sentem a falta de ar, mas apresentam uma queda perigosa no nível de oxigênio do sangue. Estudos mostraram que pacientes com sintomas leves aparentavam estar bem, mas não tinham ideia que o nível de oxigênio sanguíneo estava perigosamente baixo.

Por isso, a orientação do infectologista é procurar o posto de saúde mesmo com sintomas leves. “Sempre é bom ir no posto para medir a saturação”, orienta Croda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira