Pular para o conteúdo
Brasil

‘Aos primeiros sintomas, procure um médico’: Bolsonaro orienta sobre como agir com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais uma orientação para os pacientes que apresentarem os primeiros sintomas de coronavírus nesta quinta-feira (19). Bolsonaro recomenda que os pacientes não aguardem pela falta de ar para procurar atendimento médico. A recomendação acontece um dia depois que o Ministério da Saúde apagou tuíte sobre isolamento social como […]
Arquivo -

O presidente Jair Bolsonaro publicou nas redes sociais uma orientação para os pacientes que apresentarem os primeiros sintomas de coronavírus nesta quinta-feira (19). Bolsonaro recomenda que os pacientes não aguardem pela falta de ar para procurar atendimento médico. A recomendação acontece um dia depois que o apagou tuíte sobre como principal prevenção à Covid-19.

Na postagem, o presidente orienta que pacientes procurem atendimento logo nos primeiros sintomas, para tratamento precoce. “Não espere sentir falta de ar para tomar essa decisão de procurar um médico e iniciar o tratamento precoce. O Brasil é um dos países que tem o maior número de recuperados da Covid-19”, disse.

O presidente não mencionou o isolamento social, uma das medidas mais recomendadas pelos profissionais da saúde para prevenção ao coronavírus. No post, Bolsonaro ainda destacou uma frase pronunciada durante um evento, que vai contra a recomendação de isolamento social. 

“Quero dizer aos trabalhadores do campo: graças a vocês, que não pararam, nós da cidade continuamos sobrevivendo. Se o ‘fique em casa’ fosse aplicado no campo, teríamos desabastecimento, fome, miséria e problemas sociais”.

Vale lembrar que o ‘fique em casa’ era uma das principais orientações do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. O discurso de Mandetta distoava das falas do presidente Bolsonaro, que chegou a dizer que o coronavírus era apenas uma ‘gripezinha’. Após oito meses de pandemia, o Brasil já tem 167.526 óbitos e 5.947.464 diagnósticos positivos para  Covid-19, segundo levantamento feito pelo consórcio dos veículos de imprensa.

Diagnóstico precoce pode evitar mortes

Se no início da pandemia a recomendação era que o paciente aguardasse por sintomas mais graves, como dificuldade para respirar ou febre, antes de procurar atendimento, a orientações mudaram conforme a doença foi se tornando mais conhecida.

O infectologista Julio Croda, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) explica que o paciente pode procurar atendimento assim que perceber os primeiros sintomas, mesmo que sejam leves. “Recomendação é procurar atendimento porque tem a hipoxemia silenciosa, que não era conhecida no passado”, explica.

A hipoxemia silenciosa acontece quando pacientes com coronavírus não sentem a falta de ar, mas apresentam uma queda perigosa no nível de oxigênio do sangue. Estudos mostraram que pacientes com sintomas leves aparentavam estar bem, mas não tinham ideia que o nível de oxigênio sanguíneo estava perigosamente baixo.

Por isso, a orientação do infectologista é procurar o mesmo com sintomas leves. “Sempre é bom ir no posto para medir a saturação”, orienta Croda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é preso com carregamento de 370 KG de cocaína avaliado em mais de R$ 20 milhões

Idoso invade preferencial e atinge motociclista no Jardim América

Homem que dava maconha a papagaios é preso por maus-tratos e venda de animal silvestre

Dois irmãos saem na porrada após ingerirem bebida alcoólica durante toda a noite em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Imagem de Nossa Senhora da Aparecida resiste a incêndio em residência no Noroeste

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

Em menos de 24h, ao menos seis incêndios atingem áreas de vegetação em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: incêndio atinge área de mata no Parque dos Poderes em Campo Grande

Chamas atingem reserva próximo à sede do Governo de Mato Grosso do Sul

Conteúdo de Marca

Grupo de promoções no WhatsApp vira tendência entre consumidores viciados em promoções e descontos

Foi nesse cenário que surgiram os grupos de promoções no WhatsApp, que selecionam, organizam e avisam em tempo real sobre as oportunidades mais vantajosas.

Conteúdo de Marca

Casas à venda em Orlando: por que brasileiros continuam apostando no mercado da Flórida

Nos últimos anos as casas à venda em Orlando deixaram de ser apenas sonho de férias para virar estratégia real de proteção de patrimônio.

Famosos

Luísa Sonza volta a cantar ‘Chico’ e revela ter ressignificado canção: ‘tempo vai passando’

Cantora revelou ter superado traição de Chico Moedas, para quem compôs melodia